Eletrobras e Paul Wurth assinam MoU para fornecer hidrogênio renovável para indústrias


A Eletrobras, principal empresa de energia elétrica da América Latina, e a Paul Wurth Brasil, empresa SMS group, formalizaram nesta terça-feira, 12 de março, um Memorando de Entendimento (MoU) para colaboração no mercado de produção e utilização de hidrogênio renovável (H2R) em processos industriais.

O acordo estabelece a base para o desenvolvimento de uma cooperação estratégica, com ênfase na produção de hidrogênio e seus derivados para impulsionar a descarbonização dos processos industriais e químicos e atender à crescente demanda por H2R no mercado nacional.

Trata-se da construção e operação de uma planta de 10 MW para a produção de hidrogênio renovável (H2R) e oxigênio (O2), localizada nas proximidades de uma usina siderúrgica. Essa produção será disponibilizada para oferta mediante consumo medido, por meio de um contrato de off-take de longo prazo (7 a 10 anos). Prevê-se que os estudos para a instalação estejam concluídos em menos de um ano. Quando finalizada, a planta terá capacidade 37 vezes maior do que a da plataforma de desenvolvimento e demonstração de tecnologias do hidrogênio renovável da Eletrobras, situada na UHE Itumbiara, na divisa entre Minas Gerais e Goiás.

A parceria estabelecida entre a Eletrobras e a SMS group representa a sinergia entre as competências de ambas as empresas. A Eletrobras, renomada por sua experiência na geração e transmissão de energia elétrica limpa, une forças com a sólida trajetória de 150 anos da SMS group, especializada no fornecimento de soluções para a indústria dos metais, que, com a incorporação estratégica da Paul Wurth, tem se destacado como uma pioneira no desenvolvimento de soluções verdes.

“A Eletrobras tem avançado no objetivo de oferecer aos clientes ferramentas de descarbonização para sua produção e o hidrogênio verde vem se somar à geração hidrelétrica no fornecimento de energia limpa. A parceria com a Paul Wurth está em total sintonia com a nossa meta Net Zero e o desenvolvimento de novos negócios, sempre com foco na responsabilidade socioambiental”, acrescenta o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia, Ítalo Freitas.

“A SMS group tem se empenhado para fornecer soluções sustentáveis em escala global e nacional. E a cooperação com a Eletrobras é um passo significativo nesta direção. Unindo o notável know-how em energia limpa e a capilaridade da Eletrobras a nossa expertise em tecnologia, estamos avançando, não apenas no desenvolvimento do hidrogênio renovável, mas também em tornar seu uso acessível. Por isto, definimos que a construção da nossa planta seria em uma localização estratégica, ao entorno de grandes usinas industriais. Essa decisão visa facilitar o transporte e a utilização eficiente do hidrogênio renovável, que, inicialmente, substituirá o gás natural nos processos industriais. E em grande escala poderá ser uma alternativa para diversos combustíveis fosseis que são utilizados atualmente.” afirma o diretor presidente da Paul Wurth Brasil, Paulo Pinheiro.

A assinatura deste memorando é o desdobramento de um projeto iniciado há dois anos, marcado pela celebração de um Acordo de Confidencialidade entre a Eletrobras e a Paul Wurth, empresa SMS group. Este acordo visou o alinhamento na busca de soluções ecologicamente sustentáveis para a indústria de metais, com foco na descarbonização da indústria siderúrgica através da utilização de hidrogênio renovável. Esse compromisso desencadeou uma série de estudos de viabilidade e engenharia conceitual, culminando, neste momento, na perspectiva de instalar uma planta de produção de hidrogênio renovável na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Esta região, reconhecida como um dos principais polos siderúrgicos do país, apresenta um substancial potencial de demanda para o H2R.  

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...