O diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth, participou de reunião com representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI). O encontro, ocorrido na sede da CNI – Confederação Nacional da Indústria, fez parte da missão oficial do organismo ao Brasil, que incluiu agendas com autoridades públicas e representantes do setor produtivo nacional para aprofundar o entendimento sobre os desafios e as estratégias econômicas do país.
O foco do encontro foi a discussão sobre políticas voltadas à inovação, ao empreendedorismo e ao fortalecimento da indústria brasileira. Liderada pelo diretor-geral adjunto do FMI, ministro Nigel Clarke, a comitiva demonstrou interesse pelo modelo de atuação da Embrapii, que conecta empresas e instituições de pesquisa por meio de um modelo ágil, com foco em demandas industriais e uso estratégico da infraestrutura científica já existente no país.
Durante a reunião, Igor Nazareth explicou o funcionamento da Embrapii, detalhando como ocorre o credenciamento das Unidades e destacando a robustez do modelo baseado em resultados e na utilização da capacidade instalada de instituições científicas e tecnológicas brasileiras para atender as demandas por inovação das empresas. O modelo chamou a atenção da equipe do FMI como uma política eficaz de fomento à inovação, com alto impacto e agilidade na execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Desde 2014, a Embrapii apoiou o desenvolvimento de mais de 3,3 mil projetos de inovação de 2,2 mil empresas, com investimento de R$ 6,3 bilhões.
Além de Nigel Clarke, participaram da reunião Gilda Fernández (assessora), Ana Corbacho (diretora adjunta do Departamento do Hemisfério Ocidental) e Golda Lee (assessora sênior de comunicação). Pela CNI, estiveram presentes Frederico Lamego (superintendente de Relações Internacionais) e Fabricio Silveira (superintendente de Política Industrial). O SENAI foi representado por seu diretor-geral, Gustavo Leal.