Embrapii apresenta resultados e planejamento de expansão em reunião com MCTI


O presidente da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Alvaro Prata, participou em Brasília, de reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados da atuação da Embrapii e detalhar proposta de expansão das atividades para os próximos anos. 

No encontro, a Embrapii apresentou proposta que prevê investimentos para o período de 2025 a 2027 com o objetivo de ampliar a oferta de soluções tecnológicas de alto impacto para a indústria brasileira 

“A Embrapii tem a missão de levar inovação para indústria e, pela maneira como faz isso, tem causado uma revolução silenciosa que transborda essa missão”, afirmou Prata. 

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, elogiou os resultados apresentados. “A Embrapii apresenta números robustos e consistentes que nos levam, cada vez mais, a afirmação de que é um instrumento que está dando certo, e tem esse desafio de fazer com que a produção científica se realize”, disse a ministra Luciana Santos. 

Entre as ações previstas estão o financiamento de projetos de PD&I no modelo tradicional da Embrapii. Parte desse investimento será destinada a iniciativas em Inteligência Artificial, com recursos específicos no âmbito da Plataforma Brasileira de Inteligência Artificial (PBIA).

A estratégia inclui ainda a execução de projetos de alto impacto, voltados para desafios tecnológicos complexos. O plano de expansão contempla também o credenciamento de novos Centros de Competência Embrapii, que têm como missão desenvolver capacidades de fronteira tecnológica em áreas emergentes e de alta demanda da indústria, e a ampliação da rede de Unidades Embrapii, com a expectativa de credenciar novas unidades nos próximos anos. 

O encontro reforçou o alinhamento entre Embrapii e MCTI na construção de políticas públicas de incentivo à inovação, fundamentais para consolidar a nova indústria brasileira baseada em ciência, tecnologia e inovação. 

Durante a reunião, Prata destacou o impacto do modelo Embrapii no fortalecimento da inovação no setor industrial brasileiro. Desde 2014, a instituição já apoiou mais de 3.200 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com investimento total superior a R$ 6,2 bilhões — dos quais 49,8 % foram aportados diretamente pelas empresas e 34,1% pela própria Embrapii, com participação expressiva de micro e pequenas empresas, que respondem por 63% das empresas apoiadas. Outros 16,1% dos recursos são provenientes da contrapartida econômica oferecido pela rede de Unidades Embrapii.

Atualmente, a Embrapii conta com 92 unidades credenciadas distribuídas em 18 estados e no Distrito Federal, abrangendo diversas áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico nacional. A rede também inclui nove Centros de Competência em operação, que atuam na fronteira da ciência e da tecnologia em temas como Open RAN, 5G/6G, tecnologias quânticas, tecnologias imersivas, segurança cibernética, eletromobilidade, agricultura digital, hardware inteligente e terapias avançadas.

Últimas Notícias

Comau e Roboze colaboram em diversos setores

A Comau e a Roboze estabeleceram uma colaboração com o objetivo de responder às necessidades do mercado por uma automação acessível para aplicações de...

Com a adoção da Nuvem, a Huawei oferece vantagens aos clientes

A Huawei Cloud está ganhando popularidade na América Central e do Sul, e o recente Huawei Cloud COMPASS Summit em Dongguan, China, proporcionou uma...

Honeywell conclui aquisição da Sundyne para expandir capacidades da indústria de processos

A Honeywell anunciou a conclusão da aquisição da Sundyne, da empresa de private equity Warburg Pincus, por US$ 2,16 bilhões, em uma transação totalmente em...