A Emerson foi premiada com o Better Project Award 2025 pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE), durante a cúpula Better Plants Summit, realizada em Washington, D.C. O reconhecimento destaca os resultados obtidos pela empresa em sua fundição de South Milwaukee, onde um novo sistema de gestão predial (BMS) permitiu uma redução de 20% no uso de gás natural, o equivalente a quase 13 mil MMBtu, e uma diminuição de 9% na pegada de emissões da planta.
A instalação é responsável pela fabricação de conexões elétricas e invólucros da marca Appleton Group, voltados à infraestrutura elétrica. O novo BMS permitiu otimizações nos sistemas de aquecimento e resfriamento, corrigindo períodos de superaquecimento e ajustando as temperaturas fora do horário operacional. O impacto foi significativo: uma economia anual de US$ 127 mil em gás natural, com retorno do investimento em menos de um ano.
“Esse reconhecimento do Departamento de Energia dos EUA consolida nosso progresso na criação de um futuro mais eficiente do ponto de vista energético”, afirmou John Schuster, gerente da planta, destacando o compromisso da Emerson com a inovação e a sustentabilidade.
O projeto contou com apoio técnico do programa estadual Focus on Energy®, de Wisconsin, que também viabilizou incentivos financeiros para viabilizar as melhorias. Além do corte nas emissões e na conta de energia, a eficiência reforça a competitividade da produção industrial americana, segundo a empresa.
A fundição já havia sido premiada anteriormente, em 2019, pela American Foundry Society. Agora, com mais este prêmio, a Emerson reforça sua atuação estratégica em sustentabilidade e automação industrial.

Barkan, analista de energia sustentável da Emerson; Paulomi Nandy, gerente técnico de contas
do projeto Better Buildings do Departamento de Energia.

