Eneva recebe prêmio I-REC na categoria Solar


A Eneva recebeu o prêmio como empresa que mais emitiu certificados International Renewable Energy Certificate (I-REC) na categoria Solar, reforçando sua atuação na oferta de soluções sustentáveis para o mercado para uma transição energética segura. O reconhecimento atesta a origem renovável da energia gerada pelo Complexo Solar Futura, na Bahia, que viabiliza a compensação de emissões de carbono por empresas que buscam operar com fontes limpas e rastreáveis. 

A certificação amplia as oportunidades da Eneva no mercado de atributos ambientais, que tem registrado crescimento acelerado no Brasil devido à crescente demanda de empresas por energia renovável. Com o I-REC, a companhia passa a oferecer aos clientes uma solução reconhecida internacionalmente para comprovar o uso de energia renovável e atender às metas ambientais, sociais e de governança (ESG).

“O prêmio é o reconhecimento do nosso compromisso com a transição energética e a diversificação do portfólio. A certificação é, para os nossos clientes, a garantia de que recebem uma solução eficaz para reduzir suas emissões e operar de forma mais sustentável”, afirma Glauber Vignero, gerente comercial da Eneva. 

Emitido pelo Instituto Totum, o I-REC assegura a rastreabilidade da energia renovável, com cada unidade representando 1 MWh de eletricidade gerada por fontes limpas. O certificado agrega valor às operações industriais e corporativas, em um momento em que grandes consumidores buscam soluções que atendam a padrões internacionais de sustentabilidade.

O Complexo Solar Futura foi adquirido pela Eneva em 2022 como parte da estratégia da companhia de ampliar sua participação no mercado livre de energia e de diversificar a matriz elétrica. Com 1,4 milhão de placas fotovoltaicas distribuídas em uma área de 1.600 hectares – equivalente a mais de 1.500 campos de futebol –, o empreendimento elevou em 8% a capacidade total de geração solar centralizada no Brasil desde sua entrada em operação comercial. 

“A expansão da geração renovável é um passo estratégico para a Eneva, alinhado à nossa visão de longo prazo. O prêmio consolida a nossa posição como um player relevante na transição energética”, acrescenta Glauber Vignero (segundo da esquerda para direita na foto).

Últimas Notícias

ADNOC usa experiência dos EUA em xisto para desbloquear seu potencial de gás não convencional

Os Emirados Árabes Unidos estão adotando técnicas de fraturamento hidráulico testadas nos EUA para explorar seus recursos de gás não convencional muito promissores, com...

Aramco e Yokogawa alcançam comissionamento de múltiplos agentes de IA para controle autônomo em uma instalação de gás

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que alcançou um marco histórico na implementação de soluções de inteligência artificial (IA) industrial com a Aramco, uma das...

Eni e PETRONAS criam um novo centro de energia na região da Ásia-Pacífico

A criação de uma nova empresa (NewCo) entre a Eni e a Petronas dá origem a um novo player energético com papel fundamental na região Ásia-Pacífico, particularmente...