Engie está em projeto da Emirates Water and Electricity Company para desenvolver energia solar fotovoltaica independente

@EWEC

A EWEC – Emirates Water and Electricity Company concedeu contrato para o desenvolvimento de seu novo Projeto de Energia Solar Fotovoltaica (FV) Independente Khazna de 1,5 gigawatt (GW) (CA) à Engie e à Masdar, empresa global de energia limpa, como acionista local. Após a adjudicação, o Contrato de Compra de Energia (PPA) do projeto foi assinado entre a EWEC e as duas empresas. 

A usina de energia solar em escala de utilidade pública Khazna Solar PV faz parte dos planos estratégicos líderes regionais da EWEC para aumentar substancialmente a capacidade de energia solar em Abu Dhabi e nos Emirados Árabes Unidos. Após a conclusão, a Khazna Solar PV gerará eletricidade suficiente para abastecer aproximadamente 160.000 residências nos Emirados Árabes Unidos, evitando mais de 2,4 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono em Abu Dhabi por ano. A usina contará com quase três milhões de painéis solares que seguirão o caminho do sol ao longo do dia, maximizando a captura e a produção de energia solar.

A Khazna Solar PV também contribuirá significativamente para os planos estratégicos da EWEC para aumentar a capacidade de geração de energia solar de Abu Dhabi para 18 GW até 2035 e atender a 60% da demanda total de energia do emirado a partir de fontes de energia renováveis ​​e limpas até 2035, em linha com a Meta Estratégica de Energia Limpa 2035 do Departamento de Energia de Abu Dhabi (DoE) para Produção de Eletricidade em Abu Dhabi.

A Khazna Solar PV, quarto projeto de energia solar em larga escala, é um ativo estratégico que acelera significativamente a jornada rumo às metas de energia renovável dos Emirados Árabes Unidos. Ao comissionar e implementar projetos de energia renovável transformadores e líderes mundiais, a EWEC está tomando medidas tangíveis que são cruciais para acelerar a transição energética dos Emirados Árabes Unidos para um futuro neutro em carbono, apoiando os objetivos de sustentabilidade e socioeconômicos do país. Ao firmar parcerias com a Engie e a Masdar, a empresa está alavancando expertise de classe mundial para entregar um projeto que contribuirá para a segurança energética de longo prazo dos Emirados Árabes Unidos.

A EWEC conquistou o contrato da Khazna Solar PV após um abrangente processo de aquisição. O PPA é estruturado como um contrato de compra de energia, pelo qual a EWEC pagará apenas pela energia elétrica líquida fornecida pela usina. De acordo com os termos do PPA, a Engie e a Masdar projetarão, financiarão, construirão e operarão a usina, que ficará localizada perto da área de Al Khazna, em Abu Dhabi. Para otimizar o desempenho operacional e a eficiência a longo prazo, o projeto integrará soluções digitais avançadas, incluindo sensores habilitados para IoT, plataformas de monitoramento baseadas em nuvem, análises de big data e sistemas de limpeza robótica para garantir o desempenho ideal dos painéis e custos de manutenção reduzidos.

Até 2030, a EWEC pretende produzir mais de 50% das necessidades energéticas de Abu Dhabi a partir de fontes de energia renováveis ​​e limpas, prevendo que sua intensidade média de dióxido de carbono na geração de eletricidade cairá em significativos 54%, de 330 quilogramas por megawatt-hora (kg/MWh) em 2019 para 150 kg/MWh em 2030. O fechamento financeiro do projeto Khazna Solar PV está previsto para o final do quarto trimestre de 2025.

Últimas Notícias

Startup brasileira é incorporada pela WakeCap para liderar a operação global para setor industrial

A startup brasileira Trackfy e a WakeCap, sediada na Arábia Saudita com atuação global, que atuam com inteligência de dados em tempo real para...

Ministra alemã fortalece parceria Brasil–Alemanha

A Ministra Alemã da Cooperação e Desenvolvimento, Reem Alabali Radovan, visitou a Schmersal, em Boituva (SP), e assinou um acordo de financiamento no valor...

Manutenção preditiva industrial com infraestrutura de IA

A Tractian tem revolucionado a manutenção industrial por meio de inteligência artificial de ponta. Para sustentar esse avanço, a companhia opera com uma robusta...