Na FEI – Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, a semana começou com grande orgulho e representatividade. No último domingo, a equipe AIChE FEI (Capítulo Estudantil da FEI) foi anunciada pela conquista do 1º lugar geral da etapa nacional da competição “2024 Brazil Student Regional Conference (2024 BSRC)”.
Durante a competição, a equipe formada pelos alunos da FEI, concorreu em quatro etapas diferentes, sendo elas: “Paper Competition”, com apresentações de artigos acadêmicos; “Poster Competition”, com apresentações de resultados em pesquisas acadêmicas; “Chem-E-Car Competition”, em que os alunos precisam construir um carro movido a energia de fonte química e; “Chem-E-Jeopardy”, uma competição de perguntas e respostas, baseada no programa americano “Jeopardy!”. Nesta etapa nacional, a equipe classificou-se obtendo o 1º e 2º lugar na “Chem-E Car Competition” e 1º lugar na categoria “Poster Competition”.
Para participar na categoria da Chem-E-Car, a equipe AIChE FEI apresentou os carros “Saboínha 7.0 e 8.0”. O primeiro, teve o design inspirado no filme da “Barbie”, com um mecanismo de parada composto pela reação Landolt, mais popularmente conhecido como relógio de iodo. Já o “Saboínha 8.0” teve seu design inspirado no personagem “Filmore” filme “Carros”, da Disney. O segundo carro também teve seu sistema adaptado à reação de Landolt, com o diferencial do seu chassi de acrílico e peças desenvolvidas no Software NX, de uma das empresas parceiras da FEI, a Siemens. Ambos tiveram o nome inspirado no fundador da FEI, Pe. Sabóia de Medeiros S.J., e são movidos por uma fonte de energia química. Na competição, eles precisam se movimentar de 15 a 30 metros, de forma segura e parar o mais próximo possível da marca determinada pela organização.
O Capítulo Estudantil foi fundado em setembro de 2019, sendo o 12º a surgir no Brasil e o segundo no Estado de São Paulo. Atualmente, o País conta com 14 capítulos existentes entre as instituições de ensino superior. Desde a sua fundação, o AIChE FEI faz parte do grupo seleto de IES do AIChE (American Institute of Chemical Engeneers), a maior instituição de engenheiros químicos do mundo, que tem como principal foco desenvolver trabalhos, pesquisas e projetos de cunho acadêmico, social e profissional para competições regionais, nacionais e internacionais.
Com apenas 5 anos de existência, o AIChE FEI já acumula posições de destaque e permanece com força para conquistar muito mais. Em seu histórico, o Capítulo Estudantil da FEI já conquistou dois Outstanding Student Chapter Award (2019-2020 e 2021-2022), além de ser campeão brasileiro da Chem-E Car Competition (2020, 2021 e 2022) nas três Brazilian Student Regional Conference (BSRC) realizadas no Brasil.