Etileno e derivados de óxido de etileno com menor pegada de carbono

A Clariant e a OMV anunciaram colaboração para o fornecimento de etileno com menor pegada de carbono. Em resposta à crescente demanda dos consumidores por opções mais sustentáveis, e com foco particular na Europa, essa parceria ajudará ambas as empresas a cumprir suas metas de sustentabilidade e cumprir as estratégias de redução de carbono de seus clientes.

“Estamos trabalhando continuamente em soluções para as jornadas de nossos clientes em direção ao uso de etoxilados com menor pegada de carbono, e essa cooperação é um passo importante para atingir esse objetivo”, disse Christian Vang, presidente de negócios da Care Chemicals and Americas, membro do Comitê de Direção Executiva da Clariant. “O etileno renovável de baixa pegada de carbono da OMV nos permitirá aumentar nosso portfólio de derivados de óxido de etileno de base biológica, bem como fortalecer a cadeia de suprimentos com produção na Europa, para a Europa.”

Para a Clariant, esse é mais um passo em sua jornada para apoiar sua base global de clientes com etoxilados de baixa pegada de carbono. Desde 2022, ela tem atendido com sucesso seus clientes em todo o mundo com etoxilatos segregados de base biológica por meio da Clariant India Glycols Specialty Company Ltd. (CISC).

“Há uma ampla base de aplicações para óxido de etileno e derivados, e nos dedicamos a permitir transformações sustentáveis para nossos clientes, bem como para OMV. Ao promover o fornecimento de matéria-prima circular, estamos reforçando nosso compromisso com uma economia circular e sustentabilidade. Este acordo é uma contribuição importante para o progresso que estamos fazendo em direção às nossas ambições da Estratégia 2030”, disse Daniela Vlad, vice-presidente executiva de produtos químicos e membro do Conselho Executivo da OMV.

A OMV está liderando o caminho para produtos químicos renováveis e circulares que permitem uma vida sustentável. O modelo de negócios integrado da OMV une partes da cadeia de valor, fornecendo fornecimento mais flexível e confiável de fontes de base biológica a fontes derivadas de reciclagem química. Essa abordagem não apenas reduz as emissões de CO2, mas também oferece prova de progresso real por meio da certificação ISCC PLUS da abordagem de balanço de massa.

A Clariant e a OMV planejam explorar e desenvolver novas estratégias para atingir as metas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos de etileno. Como parte dessa cooperação, ambas compartilharão seus resultados de pesquisa, adotarão uma metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) para abordagens unificadas e definirão roteiros detalhados de redução de CO2. Isso incluirá a análise conjunta do potencial de colaboração para a tecnologia Etanol-para-Etileno (E2E).

A OMV iniciou sua própria produção renovável e circular de produtos químicos e matérias-primas químicas em sua refinaria em Burghausen, Alemanha, em 2021, e recentemente em sua refinaria em Schwechat, Áustria (foto). A OMV tem aumentado constantemente as capacidades de produção de produtos sustentáveis, atingindo uma capacidade de 200.000 toneladas métricas. Com base nas previsões atuais, a OMV espera atingir um volume de vendas de cerca de 1,4 milhão de toneladas métricas até 2030 e 2 milhões de toneladas métricas a partir de então. A OMV vê o crescimento de produtos sustentáveis como um elemento-chave do negócio de produtos químicos. A meta da OMV é uma redução de 30% das emissões absolutas de GEE nos Escopos 1 e 2 e uma redução de 20% no Escopo 3 até 2030 em comparação com 2019.

A Clariant e a OMV são membros do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa e responsabilidade social corporativa do mundo. Espera-se que o acordo entre as duas ajude a Clariant a cumprir suas ambiciosas reduções absolutas de emissões para operações e atividades da cadeia de suprimentos, conforme descrito em suas metas climáticas para 2030. As metas da Clariant, elaboradas de acordo com a Science Based Targets Initiative (SBTi), visam reduzir as emissões absolutas de GEE dos Escopos 1 e 2 em 40% e as emissões de gases de efeito estufa do Escopo 3 em 14%, no período entre 2019 e 2030.

Além das metas de sustentabilidade da Clariant e da OMV, este acordo facilitará a cooperação para cumprir os roteiros de redução de CO2 das partes interessadas do setor em toda a Europa.

Últimas Notícias

PetroChina assina contrato para os Blocos em águas rasas do Suriname

A Staatsolie Maatschappij Suriname NV (Staatsolie) e a PetroChina Investment Suriname BV, uma subsidiária da China National Petroleum Corporation, assinaram contratos de partilha de...

Brava Energia conclui farm-out

A Brava Energia concluiu o farm-out de 20% da concessão offshore BS-4 no Brasil para a Westlawn Americas Offshore. A Brava Energia - formada a...

Consórcio formado pela Ore Investments e JGP BB Assetvai gerir o fundo de minerais estratégicos

O BNDES e a Vale anunciaram que o consórcio formado pela Ore Investments e a JGP BB Asset foi selecionado em 1º lugar na...