A canadense Trexo Robotics desenvolvedora de robótica vestível, sediada no Canadá, anunciou que seu suporte robótico ajudou crianças com deficiência a darem mais de 100 milhões de passos. O dispositivo foi projetado para ajudar crianças diagnosticadas com paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, hemi e paraplegia, lesão da medula espinhal, síndrome de Rett e outras condições neurológicas que prejudicam a mobilidade.
Fundada em 2016 em Ontário, pelo CEO Manmeet Maggu e pelo CTO Rahul Udasi para auxiliar o sobrinho de Maggu, a Trexo personaliza a marcha de cada suporte para o usuário e a ajusta ao longo do tempo. O sistema acomoda mudanças no padrão da marcha, velocidade do passo, sustentação de peso e nível de suporte.
A empresa oferece um par de pernas robóticas integradas a uma estrutura externa de andador. Quando as pernas de uma pessoa são conectadas a esse exoesqueleto elas podem se mover independentemente enquanto são apoiadas pela estrutura, permitindo exercícios e fortalecimento.
“Cada um desses 100 milhões de passos conta uma história diferente —de coragem, progresso e esperança”, disse Maggu.
Para Udasi, o marco de 100 milhões de passos não era algo que a empres estabeleceu como meta, pois eles queriam que as crianças dessem o máximo de passos possível. “É incrível, cada criança começando com um passo e indo atrás de seus próprios objetivos, somou um número inacreditável”, ele acrescentou.
Atualmente, a Trexo tem cerca de 300 unidades em uso, com média de aproximadamente 333.000 passos por unidade.
Embora a Trexo inicialmente visasse ajudar crianças com deficiências, ela começou a destacar usuários adultos também. De acordo com Maggu, a principal limitação é o peso e o comprimento das pernas, o que significa que alguns adultos também podem usar o dispositivo. Ele mencionou que a Trexo planeja eventualmente expandir para o mercado adulto.