O último Global Wind Workforce Outlook (GWWO) 2023-2027 foi divulgado pela Global Wind Organisation (GWO) e Global Wind Energy Council (GWEC) em 11 de outubro de 2023. O relatório detalha o crescimento maciço no número de técnicos eólicos necessários para atender à previsão de construção, instalação, operação e manutenção (C&I e O&M) da frota eólica mundial até 2027.
A GWWO revela que serão necessários mais de 574 mil técnicos, sendo que quase 43% destes são novos talentos para a indústria. Além dos 84.600 técnicos necessários no contexto do aumento da demanda por energia eólica, os empregadores precisarão recrutar mais 159.200 pessoas para compensar os índices normais de desgaste técnico esperados no setor eólico entre 2023 e 2027. A necessidade de recrutar os 243.800 novos técnicos extras nos próximos cinco anos sugere uma série de oportunidades interessantes para novos talentos entrarem da educação em tempo integral e fazerem a transição de outros setores.
O Outlook também detalha o crescimento eólico onshore e offshore e as necessidades de força de trabalho em 10 países, em particular: Austrália, Brasil, China, Colômbia, Egito, Índia, Japão, Quênia, Coreia do Sul e EUA. As elevadas ambições em matéria de energia eólica destes países devem ser reforçadas por uma forte cultura de saúde e segurança e por uma mão-de-obra bem formada.
Para acessar o relatório completo clique aqui.