A ExxonMobil assinou seu quarto contrato de captura e armazenamento de carbono (CCS) com um grande cliente industrial, o mais recente sinal de nossa crescente liderança nessa importante tecnologia de redução de emissões.
A empresa vai transportar e armazenar permanentemente até 500.000 toneladas métricas por ano (MTA) de CO capturado2 do complexo da CF Industries em Yazoo City, Mississippi, que fabrica produtos de nitrogênio para fertilizantes agrícolas e outros produtos essenciais. O projeto permitirá que a CF Industries reduza o CO do local2 emissões em até cerca de 50 por cento. A inicialização está prevista para 2028.
Com este acordo, o total de CO2 que serão armazenados para clientes é de até 5,5 milhões de MTA. Isso equivale a substituir cerca de 2 milhões de carros movidos a gasolina por veículos elétricos, o que é mais do que o total de EVs vendidos nos Estados Unidos em 2023. Nenhuma outra empresa anunciou compromissos de CCS dessa magnitude.
“Levamos a sério a expansão da captura de carbono – uma solução segura e comprovada para indústrias difíceis de descarbonizar”, disse Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions. “Nosso acordo com a CF Industries é o exemplo mais recente de como podemos ajudar os clientes industriais a fazer progressos significativos, de forma rápida e econômica.”
“Estabelecemos metas ambiciosas para reduzir nossas emissões de nossas operações, e a CCS desempenhará um papel fundamental para nos levar até lá”, disse Tony Will, presidente e CEO da CF Industries. “Estamos muito satisfeitos em expandir nosso relacionamento com a ExxonMobil para nosso segundo projeto de CCS juntos, pois sua experiência líder ajuda a acelerar nossa jornada de descarbonização.”