ExxonMobil e SK On assinam MoU sobre lítio Mobil™


A ExxonMobil assinou um memorando de entendimento (MoU) não vinculativo com a SK On, uma desenvolvedora global de baterias de veículos elétricos (EV), que abre as portas para garantir um acordo de compensação plurianual de até 100.000 toneladas métricas de MobilTM Lítio do primeiro projeto planejado da empresa no Arkansas.

A SK On planeja usar o lítio em suas operações de fabricação de baterias de veículos elétricos nos Estados Unidos. Isso contribuirá para a meta da ExxonMobil, anunciada no final de 2023, de fornecer lítio para cerca de 1 milhão de baterias de veículos elétricos anualmente até 2030 e apoiar a construção de uma cadeia de suprimentos de veículos elétricos dos EUA.

Prevê-se que a demanda por lítio cresça acentuadamente nos próximos anos. O projeto extrairá lítio de depósitos subterrâneos de água salgada e o converterá em material de bateria no local no Arkansas. Essa abordagem visa produzir lítio de forma mais eficiente e com menos impactos ambientais do que a mineração tradicional de rochas duras.

“O mundo precisa de mais lítio para apoiar suas metas de emissões, e estamos fazendo nossa parte para impulsionar soluções nos Estados Unidos”, disse Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions. “Esta colaboração com a SK On demonstra o papel de liderança que desempenhamos no crescente mercado de lítio de origem doméstica, um mercado que está avançando na segurança energética e nos objetivos climáticos, além de apoiar a fabricação americana.”

Produção planejada de MobilTM  usará os principais recursos da ExxonMobil em exploração subsuperficial, perfuração e processamento químico, oferecendo aos fabricantes de baterias de veículos elétricos dos EUA uma opção de fornecimento de lítio mais segura e de baixo carbono. Através do programa de perfuração de avaliação e do piloto de tecnologia usando a tecnologia Direct Lithium Extraction (DLE), a ExxonMobil produziu com sucesso carbonato de lítio a partir da formação Smackover, no sul do Arkansas.

Nos EUA, a sk On opera atualmente duas fábricas de baterias em Commerce, Geórgia, e está construindo mais quatro fábricas por meio de joint ventures com a Ford Motor e o Hyundai Motor Group. Após 2025, a capacidade de produção anual da SK On só nos EUA deve atingir mais de 180 GWh, o que é suficiente para alimentar cerca de 1,7 milhão de veículos elétricos por ano.

“A SK On tem trabalhado com parceiros globais para garantir matérias-primas essenciais para baterias em um movimento para apoiar nossa crescente base de fabricação nos EUA e liderar a eletrificação na região”, disse Park Jong-jin, vice-presidente executivo de compras estratégicas da SK On. “Através desta parceria com a ExxonMobil, continuaremos a fortalecer as cadeias de fornecimento de baterias nos EUA.”

Últimas Notícias

99 lança programa de geração de créditos de carbono

A empresa de mobilidade urbana 99 anunciou programa de créditos de carbono em parceria com o Osten Group e a BVM12, bolsa de valores...

Eficiência dos navios porta-contêineres não muda, apesar dos investimentos em navios mais ecológicos

Os navios porta-contêineres da Europa poluem tanto por contêiner quanto há seis anos, mostram novos dados de transporte marítimo da UE . A T&E...

Estudo mostra os impactos da reforma tributária no setor de óleo e gás

A indústria de óleo e gás deixará de gerar R$ 5,890 bilhões em investimentos e de inserir R$ 2,5 bilhões no PIB nacional, até...