Fábrica dedicada a soluções de BESS no Brasil com investimentos de R$ 380 milhões até 2028


A UCB Power anunciou a expansão de suas atividades produtivas em Extrema (MG) visando a fabricação local de soluções de armazenamento de energia da linha UBESS (UCB Battery Energy Storage System). O investimento previsto até 2028 é de R$ 380 milhões e tem o apoio da Invest Minas, agência de promoção de investimentos do Governo de Minas Gerais, e do Governo do Estado de Minas Gerais por meio de incentivos fiscais e financiamento de linhas de crédito especial. 

“Acreditamos no mercado brasileiro e na evolução das demandas de armazenamento de energia em vários segmentos, de usinas fotovoltaicas às baterias automotivas. A expansão de nossas instalações e o amadurecimento do mercado serão fatores importantes para a consolidação do setor de armazenamento no País. Com o investimento na infraestrutura elétrica necessária teremos uma economia mais sustentável, dinâmica e eletrificada”, afirma George Fernandes, CEO da UCB Power.

No total, até a conclusão do projeto, a UCB Power projeta algo próximo de 500 vagas abertas a partir de seus investimentos. 

O investimento da UCB Power será realizado em duas etapas, visando uma implementação estratégica, eficiente e segura de novas linhas de produção. Na primeira fase, prevista para o período de 2024/25, os recursos serão destinados à expansão da fábrica atual em Extrema (MG), enquanto na segunda fase, projetada entre 2025/26, será alugado um terreno para comportar o salto de produção, naquela que será a terceira fábrica da companhia no Brasil. Além da fábrica de Extrema (MG), a companhia possui uma fábrica de baterias em Manaus, onde parte da fabricação será utilizada no dimensionamento das soluções de BESS. 

“A fase inicial nos permitirá estabelecer operações essenciais e otimizar os processos finais, assegurando qualidade e eficiência na produção. Assim, poderemos planejar o próximo e importante passo na ampliação de nossa capacidade produtiva com mais segurança e assertividade”, projeta Marcelo Rodrigues, vice-presidente de negócios e inovação da UCB Power. Ele aponta que a primeira etapa tem ainda o propósito de validar a evolução e a reação do mercado a demanda pelos produtos da UCB Power. 

Esse enfoque estratégico permitirá ajustar dinamicamente a produção conforme a resposta do mercado, mitigando riscos e garantindo que a operação esteja alinhada com as necessidades específicas dos clientes. Adicionalmente, a companhia investirá em um Laboratório de Engenharia de produtos com foco no pós-venda visando atender as demandas pelos equipamentos BESS, que terá ainda o papel de consolidar parcerias com universidades e centros de ensino e pesquisas locais. 

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...