O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), recebeu mais um apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo com a aprovação de um projeto Jovem Pesquisador, inédito no centro de pesquisa.
A modalidade Jovem Pesquisador se destina a apoiar projetos de pesquisa inovadores que favoreçam a nucleação de novos grupos e que sejam desenvolvidos sob a responsabilidade de pesquisador com excepcional desempenho para a fase da carreira em que se encontra. A finalidade do auxílio é apoiar projetos de pesquisas cientificamente sólidos, de excelente qualidade, e estimular a atração de talentos, em condições competitivas internacionalmente, dentre jovens pesquisadores com experiência internacional demonstrada em pesquisa após a conclusão do Doutorado e que se encontrem ainda em fase de afirmação profissional no estado de São Paulo.
O projeto aprovado no MackGraphe visa a nucleação de um novo grupo de pesquisa voltado para a crescente e estratégica área da eletro catálise para produção de hidrogênio verde (H2V) por water-splitting, promovida por materiais de alta entropia (HEMs – high-entropy materials), mais especificamente compostos de coordenação de alta entropia e seus derivados, que também serão usados como cátodos de baterias de íon-sódio. O projeto será conduzido pelo pesquisador Josué Gonçalves, um dos jovens pesquisadores mais influentes na área de armazenamento de energia.

“Devido suas contribuições no ano de 2023, em que se encontra entre os 2% mais influentes do mundo em suas áreas, de acordo com a lista de 2024 elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pelo repositório de dados Elsevier,” conta o pesquisador e diretor do MackGraphe, Benedito Aguiar.