Durante a última COP-28 a Carbon Credits Markets fez referência a uma ferramenta divulgada por Al Gore, ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos,
É um painel que traz informação gratuita, de qualidade, transparente, que oferece detalhes de mais de 352 milhões de pontos de emissão de gases de efeito estufa em todo o mundo. De todo tipo – individuais, fazendas e outros ativos emissores. Dados de diversas fontes abertas terrestres e espaciais, avaliados por dezenas de diferentes técnicas integradas. E Inteligência Artificial.
Nesse painel pode-se encontrar o campo de petróleo e gás com maior emissão do mundo, ou a fábrica de cimento com maior emissão, ou ainda o aeroporto que mais emite GEE. Também consegue acessar fontes de fermentação entérica, gasodutos vazando, etc.
Antes de divulgar a ferramenta, Al Gore mostrou slides elaborados, estruturados sequencialmente mostrando os meses cada vez mais quentes registados sequencialmente nos últimos 10 anos, de forma contínua; mostrando que em 2023, pela primeira vez desde que há registo e num mesmo ano, todas as áreas oceânicas tropicais tiveram tempestades que atingiram a intensidade da categoria 5; mostrando com imagens e números que a energia liberada pela poluição provocada pelo aquecimento global “equivalente à explosão de “50.000 bombas atômicas da classe Hiroshina por dia, 365 dias por ano” (James Hansen da NASA); e que os incêndios florestais estão diminuindo nos trópicos, mas permanecem elevados e aumentando nos países do norte: em 2022, os EUA, o Canadá e a Rússia registaram taxas mais elevadas de incêndios florestais (dados Climate TRACE)
Então, de acordo com Al Gore, se as nações não apresentarem dados sobre emissões para nenhum dos anos abrangidos no Global Stocktake; se não apresentaram inventários de emissões em nenhum dos últimos cinco anos; e já que nenhuma nação apresentou ainda um inventário de emissões para 2022, a Climate TRACE Coalition (https://www.climatetrace.org/)agora está compartilhando todos esses dados, de uma maneira fácil de usar, pesquisar, comparar, agregar e analisar.