Firjan destaca mais de US$ 180 bilhões em projetos de energia no Rio

Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Mais de 90 projetos nos mercados de óleo, gás, novas energias e naval previstos para o estado do Rio, num total de US$ 182 bilhões em investimentos. Estes são os números atualizados do Painel de Projetos de Energia no Rio de Janeiro, que a Firjan SENAI SESI apresentou na OTC Brasil. A Firjan participou com um estande onde era possível fazer um tour virtual, via óculos de realidade aumentada, pelos institutos SENAI de Inovação, mostrando o que há de mais moderno em qualificação profissional, além de uma sessão de networking para estimular novos negócios.

Diversos empresários e comitivas de governos do Brasil e do exterior estiveram no estande da federação, tanto para conhecer os serviços oferecidos pela instituição como para obter orientações sobre as perspectivas para o mercado fluminense. Este é, inclusive, um dos principais objetivos do Painel, lançado pela Firjan SENAI SESI em parceria com a Apex, a Onip – Organização Nacional da Indústria do Petróleo e a secretaria de Energia e Economia do Mar do estado.

“Assim como fez na OTC Houston, a Firjan está presente na edição brasileira levando informações qualificadas às empresas participantes, desde cursos profissionalizantes a soluções tecnológicas disponibilizadas na Firjan SENAI. Além disso, nosso Painel de Projetos de Energia traz um mapa atualizado dos investimentos previstos para o nosso estado, de modo a atrair novos atores, nacionais e internacionais, para o mercado fluminense”, disse o vice-presidente da Firjan, Raul Sanson.

“O portfólio de projetos mapeados ressalta a integração energética que esperamos no cenário de transição dos anos futuros, com Hubs de energia que contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável do estado. Nesse cenário a Firjan SENAI SESI é parceira estratégica da indústria para sua capacitação tecnológica e de seus colaboradores”, destaca a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, Karine Fragoso.

Os projetos foram categorizados conforme o mercado principal de óleo e gás, ressaltando aqueles que apresentam oportunidades para ambos os energéticos: Óleo, com foco maior apenas em petróleo e seus derivados; Gás Natural, dedicados ao gás, incluindo projetos de consumo em plantas industriais; renováveis, fontes não fósseis; e Naval, projetos voltados para essa indústria.

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYmFmNmFjNjQtNzA4Ny00OGJhLWFhNjctNmQzOWVhMmE4Y2RhIiwidCI6ImQwYzY5OGQ0LWU0ZWEtNGVlOS1hNzlkLWYyZDdhNzgzOTljOCJ9


O mercado de óleo e gás representa 63% do potencial – incluindo 17 em produção de óleo e 16 em descomissionamento -, mas há ainda outros 17 em energias renováveis, sendo 10 apenas de parques eólicos offshore. Do total, mais de 50% dos projetos estão no Norte Fluminense. Os empreendimentos têm previsão de conclusão já a partir de 2024, e considera projetos em andamento, confirmados e potenciais após 2030.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...