A 2ª edição do ForumNetZero (25/7) promovido pela Amcham com apoio da Honeywell, em São Paulo, reuniu cerca de 200 lideranças de grandes empresas comprometidas com a neutralidade de carbono e o desenvolvimento de uma agenda ESG de longo prazo. O foco foram tecnologias e inovações disponíveis para as empresas aprimorarem suas jornadas sustentáveis.
O CEO da Amcham, Abrão Neto, abriu o encontro e antecipou que “em agosto, a Amcham lança um Hub de Descarbonização que reunirá empresas, startups e instituições para o desenvolvimento de projetos nesse tema.
Ao longo do Fórum, associados Amcham e clientes Honeywell tiveram contato com os últimos avanços nas áreas de biocombustíveis avançados, captura de carbono, armazenamento de energia e fontes renováveis.
“A ideia do Fórum Net Zero é criar um ambiente único reunindo tecnologias de ponta que estão impulsionando a sustentabilidade em mercados importantes, além de oferecer acesso em primeira mão de casos bem-sucedidos para um mundo com menos carbono”, comentou José Fernandes, VP da Honeywell.
O evento trouxe cases da Petrobras, KPMGbrasil, Ecopetrol, BHP, GASCO, Fueling Sustainability, RSB, Iata e ANAC.
O ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, fechou o encontro: “A energia verde representa uma rara oportunidade de o Brasil dar um leapfrogging e saltar de patamar econômico. Não são frequentes oportunidades como essa, especialmente, para países de renda média”.
A Amcham deve promover um encontro semelhante no Rio de Janeiro focado em tecnologias voltadas para a redução da pegada de carbono nos setores de Oléo e Gás.