A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o primeiro novo FPSO construído no mundo a alcançar este prestigioso reconhecimento.
Neste projeto, foi realizada uma avaliação abrangente da redução de emissões de gases de efeito estufa no FPSO Bacalhau de acordo com as diretrizes da DNV. A notação Abate exige uma gestão rigorosa dos sistemas de emissões (semelhante aos requisitos de gestão de energia da ISO 50001) e a implementação de medidas substanciais de redução a bordo para evitar queimas não emergenciais e otimizar a eficiência da geração de energia/calor. Essas medidas posicionaram o FPSO Bacalhau na vanguarda da indústria para as menores emissões de carbono por barril de petróleo produzido.
A Modec reconhece especialmente a Equinor ASA, o cliente final do projeto FPSO Bacalhau, por ter a visão e a vontade de iniciar muitos dos requisitos técnicos incorporados ao FPSO Bacalhau, o que resultou em um FPSO ecologicamente correto – um prêmio foi entregue ao Sr. Eric Powell, Vice-Presidente e COO da Modec Cingapura, pelo Sr. Torgeir Sterri, Diretor de Classificação Offshore da DNV, durante a reunião do Comitê Regional Offshore (ROC) da DNV realizada em 30 de maio de 2024.
A reunião DNV ROC serve como uma plataforma para executivos seniores na região se envolverem em discussões estratégicas sobre desafios comuns da indústria, compartilharem conhecimento e insights sobre várias questões críticas de negócios e explorarem oportunidades decorrentes de desenvolvimentos tecnológicos para moldar o futuro da indústria offshore. O evento contou com a ampla participação de especialistas e da alta administração de grandes petroleiras, empreiteiros EPC e frotistas.
“Receber a nota DNV Abate é uma afirmação do nosso compromisso com o desenvolvimento de um futuro sustentável. Desempenhamos nosso papel na mitigação das mudanças climáticas, minimizando gases de efeito estufa e outras emissões em nossas operações de negócios e cadeia de suprimentos, e desenvolvendo soluções de energia limpa para atingir as metas globais”, diz Eric Powell.