O FMF 2025 abordará os maiores desafios da cadeia mundial de minerais com os principais líderes do setor da mineração entre os dias 14 e 16 de janeiro.
O vice-ministro de Assuntos de Mineração da Arábia Saudita, Khalid Al-Mudaifer, revelou, durante uma coletiva de imprensa em Riad, a agenda do Future Minerals Forum (FMF) 2025, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de janeiro. “Nos últimos três anos, o FMF se consolidou como o principal encontro global sobre minerais, com esforços contínuos ao longo do ano para enfrentar os desafios e oportunidades do setor. Para alcançar esse objetivo, o evento reúne representantes governamentais, líderes da indústria, investidores, institutos de pesquisa e a mídia, no mais alto nível, no coração de Riad, para moldar o futuro dos minerais”, afirmou o Al-Mudaifer.
Agora em sua quarta edição, com o tema “Ano de Impacto”, o FMF 2025 enfrentará questões críticas e redefinirá o futuro dos minerais em um mundo em rápida transformação. A agenda de três dias inclui:
- 4ª edição da maior Mesa-Redonda Ministerial sobre minerais do mundo, com mais de 100 representantes governamentais e 50 organizações internacionais, onde políticas e indústrias se encontram para moldar estratégias globais.
- 2ª edição do Encontro Internacional de Levantamentos Geológicos, a maior reunião de CEOs de levantamentos geológicos já realizada.
- Reunião inaugural de Centros de Excelência e Tecnologia, reunindo especialistas na vanguarda da pesquisa e inovação em minerais.
- Intercâmbio de Conhecimento inaugural, um espaço para compartilhamento detalhado dos avanços mais recentes em inteligência mineral, geologia, tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento de talentos.
- Mesa-Redonda de Liderança inaugural, reunindo Ministros, CEOs e especialistas globais para abordar questões de investimento, infraestrutura, agregação de valor e criação de hubs de processamento.
- Primeiras Mesas-Redondas Regionais de Liderança sobre África, Ásia Central e América Latina, unindo países fornecedores para criar um movimento global poderoso e unificado no setor de minerais.
- Plenária da Conferência FMF, com o maior número de CEOs do setor mineral e áreas relacionadas, debatendo os desafios políticos e de mercado atuais para gerar impacto prático. Os palestrantes incluem CEOs de 11 das 20 maiores empresas de mineração do mundo e 10 membros do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM).
A Mesa-Redonda Ministerial do FMF, uma reunião de alto nível liderada por governos, é o ponto central do programa, servindo como uma plataforma dinâmica e orientada para resultados. Um dos principais motivos que levam governos e CEOs a retornarem ao FMF é sua capacidade de abordar os desafios reais da cadeia global de minerais, tanto no nível governamental quanto na alta liderança.
O vice-ministro destacou que o fórum é uma das principais plataformas mundiais para lidar com os desafios regionais e internacionais do setor de mineração. Ele enfatizou o foco do FMF no fortalecimento do suprimento de minerais críticos e no papel essencial desses recursos na transição global para a energia limpa. “O FMF oferece uma oportunidade excepcional para trocar ideias, apresentar soluções inovadoras e fortalecer a cooperação internacional para alcançar a sustentabilidade na mineração, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento econômico e social”, acrescentou.
O primeiro dia começa com a Exposição Internacional e sessões interativas de Intercâmbio de Conhecimento, onde líderes do setor apresentarão perspectivas sobre o panorama global do suprimento de minerais, avanços tecnológicos e estruturas de sustentabilidade. O público poderá interagir diretamente com os especialistas em diálogos orientados por perguntas e respostas.
Novas vozes do setor downstream apresentarão formas inovadoras de integrar comunidades e economias locais à cadeia de valor mineral, oferecendo aos participantes insights sobre aplicações futuras de tecnologias emergentes e destacando possibilidades na interseção entre tecnologia e sustentabilidade.
Seguem-se as Mesas-Redondas de Liderança, além de Mesas-Redondas Regionais para África, América Latina e Ásia Central, com foco nas oportunidades de comércio e investimento entre regiões fornecedoras emergentes. Cada sessão reunirá ministros, CEOs e especialistas do setor para enfrentar questões complexas e, por meio da colaboração, desbloquear e reduzir os riscos da cadeia global de minerais.