A Organização Global de Energia Eólica (GWO) e o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) publicaram um relatório conjunto prevendo o número de técnicos eólicos necessários para construir, instalar, operar e manter (C&I e O&M) a frota eólica global prevista até 2028.
A demanda por energia eólica continua a crescer em ritmo constante. Até 2028, o mundo precisará de mais de 532.000 técnicos para construir e manter frotas eólicas, tanto onshore quanto offshore. Notavelmente, 40% dessas funções precisarão ser preenchidas por novos participantes. Se o crescimento de técnicos disponíveis continuar no ritmo atual, projeta-se que enfrentaremos umaescassez global de 6-8% de técnicos eólicos qualificados. Além dessas vagas mensuráveis, há uma preocupação crescente com o número crescente de trabalhadores pouco qualificados que entram no campo.
O relatório foi lançado oficialmente na Cúpula de Energia Eólica da APAC do GWEC em Incheon, Coreia do Sul, marcando um momento significativo para o setor de energia eólica na região da Ásia-Pacífico. Este evento altamente antecipado reuniu líderes do setor, formuladores de políticas e especialistas de todo o mundo para discutir o futuro da energia eólica e a força de trabalho necessária para atingir metas ambiciosas de energia renovável.
A Cúpula de Energia Eólica da APAC promoveu discussões sobre as questões urgentes que o setor enfrenta, incluindo escassez de mão de obra, lacunas de treinamento e as estruturas políticas necessárias para apoiar o crescimento da energia eólica em toda a região.
https://gwec.net/wp-content/uploads/2024/11/Global-Wind-Workforce-Outlook-2024-28Final.pdf
A necessidade de recrutar os 212.000 novos técnicos extras nos próximos cinco anos sugere uma série de oportunidades para novos talentos entrarem da educação em tempo integral e da transição de outros setores e apoiarem uma transição energética justa e equitativa para longe dos combustíveis fósseis. Como resultado, o Global Wind Workforce Outlook 2024-2028 enfatiza novamente a necessidade urgente de um crescimento mais rápido na capacidade de segurança e treinamento técnico para atender às lacunas previstas na cadeia de suprimentos.
O Outlook contém dez comentários de países para aprofundar a discussão sobre força de trabalho e estruturas de políticas públicas nos seguintes mercados significativos e em crescimento selecionados: Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Filipinas, República da Coreia, Arábia Saudita, África do Sul e Estados Unidos da América. Outra novidade para esta edição é um recurso especial patrocinado pela Beam chamado Bridging the Gap: AI Innovation in Offshore Wind.