A American Express Global Business Travel (Amex GBT) e a Shell Aviation anunciaram que o Google aderiu ao seu programa de combustível de aviação sustentável (SAF). A colaboração do Google com a Amex GBT e a Shell Aviation se baseia no seu objetivo de atingir emissões líquidas zero em todas as suas operações e cadeia de valor até 2030 e contribui para soluções climáticas globais.
“O uso de SAF desempenhará um papel crítico para ajudar o setor de aviação em seu caminho para a descarbonização. A adesão ao programa de combustível de aviação sustentável da Amex GBT representa ainda mais os esforços contínuos do Google para acelerar a transição global para um futuro livre de carbono,” disse Michael Terrell, Diretor Sênior de Clima e Energia do Google
O programa SAF da Amex GBT e da Shell Aviation demonstra como o setor privado pode impulsionar mudanças sistêmicas e ajudar a financiar a transição da aviação para emissões líquidas zero, reunindo grandes corporações como Google, Aon, Bank of America, Delta, Cathay Pacific, JetBlue e Japan Airlines. O programa também está agregando uma demanda clara, um passo fundamental para ajudar a dimensionar o mercado emergente de SAF. O programa foi lançado em 2022 com 1 milhão de galões de SAF disponíveis para clientes corporativos – o suficiente para abastecer quase 15.000 viagens de negócios de Londres a Nova York.
“As viagens de negócios são um segmento crucial de passageiros para a aviação, representando cerca de 15% das viagens aéreas a nível mundial e gerando cerca de 40% das receitas. A adesão do Google ao nosso crescente programa SAF demonstra como a colaboração corporativa pode acelerar a transição da aviação para emissões líquidas zero e permitir viagens mais sustentáveis,” Andrew Crawley presidente da American Express Global Business Travel
Sendo as viagens aéreas responsáveis por cerca de 90% das emissões das viagens de negócios, as viagens de negócios sustentáveis significam resolver um problema profundamente enraizado: a dependência da aviação dos combustíveis fósseis. O SAF, quando usado de forma pura, pode reduzir as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80% quando comparado aos combustíveis fósseis tradicionais. Atualmente, é o caminho mais promissor da indústria da aviação para a descarbonização das viagens aéreas. No entanto, o SAF representa menos de 0,1% do combustível de aviação disponível e é duas a oito vezes mais caro do que o combustível de aviação convencional baseado em combustíveis fósseis. Como resultado, a produção e a procura de SAF são limitadas.
Amex GBT e Shell Aviation estão reunindo empresas e companhias aéreas para ajudar a resolver esses problemas. Aproveitando as companhias aéreas clientes da Shell Aviation e o poder de compra dos mais de 19.000 clientes corporativos da Amex GBT em 140 países, o custo do SAF pode ser cofinanciado e ajudar a dimensionar seu uso. Esta procura sinaliza investimento de capital em instalações de produção e tecnologias adicionais necessárias para alcançar economias de escala, ajudando a nascente indústria de SAF a descolar.
“É ótimo que, através do programa Avelia, a Shell Aviation forneça SAF para apoiar o Google na redução de emissões de seus voos corporativos. Considerando a estatura e a proeminência do Google, este anúncio representa um marco importante para a descarbonização da aviação. Como a expansão da adoção do SAF só será possível se todas as partes da cadeia de valor da aviação trabalharem juntas, estamos entusiasmados em trabalhar com uma empresa tão influente e com visão de futuro,” afirma Jan Toschka, presidente da Shell Aviation.
O programa é desenvolvido pela Avelia, uma das primeiras soluções digitais de reserva e reivindicação SAF baseadas em blockchain do mundo para viagens de negócios. Avelia usa blockchain para fornecer rastreamento claro e transparente dos atributos ambientais do SAF entregue na rede de abastecimento de aviação. Os atributos ambientais podem ser atribuídos tanto às companhias aéreas como aos clientes empresariais, evitando questões como a dupla contagem. Isso significa que as empresas podem relatar com segurança as reduções verificadas de emissões do ciclo de vida do SAF hoje, enquanto trabalham para estabelecer SAF suficiente para cumprir suas futuras metas líquidas zero ou baseadas na ciência.