Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET International, VDMA e ZVEI, anunciaram o lançamento da Especificação PA-DIM versão 1.1. Esta versão, uma prova dos esforços coletivos, inclui suporte ampliado a tipos de dispositivos para analisadores de processos e uma estrutura hierárquica básica aprimorada com novas extensões, beneficiando a comunidade de usuários industriais e de fabricantes de fornecedores.
A especificação PA-DIM visa melhorar a padronização de informações para aplicações de automação de processos. Todos os coproprietários trabalham juntos para apoiar um modelo de informações unificado que integra perfeitamente a troca de dados de TO com sistemas de TI e outras aplicações de nível superior. Este modelo inclui parâmetros principais, capacidades, status e dados de diagnóstico baseados na iniciativa NAMUR Open Architecture (NOA). Ele permite que os usuários acessem e interpretem informações do dispositivo de forma consistente, independentemente do protocolo fieldbus, tipo de dispositivo ou fabricante, aprimorando as arquiteturas da Internet das Coisas Industrial (IIoT).
Com o lançamento do PA-DIM versão 1.1, o padrão foi aprimorado para introduzir novas extensões e recursos, capacitando ainda mais os usuários com recursos abrangentes de integração de dispositivos.
Os principais destaques da especificação PA-DIM versão 1.1 incluem:
*Suporte expandido de tipo de dispositivo para analisadores de processo, incluindo Carbono Orgânico Total (TOC), Gás Contínuo e pH. Esta extensão amplia o escopo da norma, permitindo integração e gerenciamento perfeitos de instrumentos analíticos em sistemas de automação de processos;
*Aprimoramento da estrutura hierárquica básica para incluir novas extensões, como conjuntos de condições de dispositivos, conjuntos de condições de sinais e calibração de sinais. Essas extensões oferecem aos usuários maior flexibilidade e funcionalidade na representação de informações do dispositivo, incluindo atributos como tipo, carimbo de data/hora e valores calibrados.
O PA-DIM facilita diversas aplicações, como:
- Fornecer/receber informações de/para IHMs, aplicativos de informações e aplicativos de relatórios.
- Suporte ao gerenciamento de inventário e aplicativos de monitoramento remoto.
- Habilitando aplicações de controle em tempo real, como leitura de valores de processo e configuração de parâmetros.
- Configuração e parametrização de dispositivos.
- Configurar a segurança do dispositivo e monitorar seu status atual de proteção.
- Fornecimento de informações para painéis de dispositivos.
Frank Fengler, Presidente do Grupo de Trabalho PA-DIM, expressou seu entusiasmo com a nova versão: “Com o lançamento do PA-DIM versão 1.1, estamos entusiasmados em apresentar novas extensões e recursos que irão melhorar ainda mais a interoperabilidade e a padronização em toda a indústria, capacitando os usuários com soluções harmonizadas para instrumentação e analisadores de processos com interoperabilidade semântica da nuvem no contexto. Acreditamos que esses novos recursos e extensões possuem um imenso potencial para suas operações.”
Para obter mais informações sobre o PA-DIM e fazer download da versão 1.1, visite o(s) seguinte(s) site(s):
fdtgroup.org/pa-dim
fieldcommgroup.org/pa-dim
odva.org/pa-dim
opcfoundation.org/pa-dim
profibus.com/pa-dim