A divisão de robótica da Hexagon revelou o AEON — um novo robô humanoide desenvolvido em colaboração com a NVIDIA, projetado para executar uma ampla gama de aplicações industriais, desde manipulação e inspeção de ativos até captura da realidade e suporte ao operador. A Hexagon planeja implementar o AEON nos setores automotivo, de transporte, aeroespacial, manufatura, armazenagem e logística.
Casos de uso futuros para AEON incluem captura da realidade , que envolve planejamento automático e digitalização de ativos, espaços industriais e ambientes para gerar modelos 3D; tarefas de manipulação , como classificação e movimentação de peças em vários ambientes industriais e de manufatura; inspeção de peças, que inclui verificar se há defeitos nas peças ou garantir a aderência às especificações; operações industriais, incluindo tarefas técnicas altamente hábeis, como operações de máquinas, tele operação e digitalização de peças usando scanners de última geração.

“A era da robótica de uso geral chegou, graças aos avanços tecnológicos em simulação e IA física”, disse Deepu Talla, vice-presidente de robótica e IA de ponta da NVIDIA. “O novo humanoide AEON da Hexagon incorpora a integração da plataforma robótica de três computadores da NVIDIA e representa um avanço significativo na abordagem de desafios críticos da indústria.”

Para construir o AEON, a Hexagon utilizou três computadores da NVIDIA para desenvolver e implementar sistemas físicos de IA. Eles incluem supercomputadores de IA para treinar e ajustar modelos básicos poderosos; a plataforma NVIDIA Omniverse, executada em servidores NVIDIA OVX, para testar e otimizar esses modelos em ambientes de simulação usando dados sintéticos reais e físicos; e computadores robóticos NVIDIA IGX Thor para executar os modelos. E o AEON aprende muitas de suas habilidades por meio de simulações alimentadas pela plataforma NVIDIA Isaac.

“Nosso objetivo com o AEON era projetar um humanoide inteligente e autônomo que abordasse os desafios do mundo real que os líderes industriais compartilharam conosco nos últimos meses”, disse Arnaud Robert, da Hexagon. “Aproveitando as plataformas de robótica e simulação full-stack da NVIDIA, conseguimos entregar um humanoide de primeira linha que combina mecatrônica avançada, fusão de sensores multimodais e IA em tempo real.”
O AEON será testado em fábricas e armazéns para escanear tudo, desde pequenas peças de precisão e componentes automotivos até grandes linhas de montagem e áreas de armazenamento.