Hitachi lança proposta de “serviço de diagnóstico preditivo” para compressores de ar usando aprendizado de máquina


Yasuhiro Takeuchi Presidente e CEO da Hitachi Industrial Equipment Systems Co., anunciou o lançamento do “Diagnóstico Preditivo Service” para compressores de ar usados ​​como fontes de energia para equipamentos de fábrica, etc. O serviço utiliza aprendizado de máquina para analisar dados obtidos por meio de monitoramento remoto e os combina com o conhecimento acumulado pela equipe de manutenção da Hitachi Industrial Equipment Systems para detectar e prevenir problemas e anormalidades que poderiam levar a paradas de equipamentos antecipadamente. Este serviço também utiliza a expertise da equipe de manutenção para estimar os efeitos de fatores que reduzem a eficiência operacional e pode propor operações mais eficientes e com menor impacto ambiental.

Para garantir o funcionamento estável dos compressores de ar, são necessários técnicos especializados para realizar manutenções e inspeções. No entanto, devido ao declínio da taxa de natalidade e ao envelhecimento da população, o número de técnicos está a diminuir e há uma necessidade urgente de gestão remota da manutenção e de operações mais eficientes. Além disso, na perspectiva da prevenção do aquecimento global, existe uma necessidade crescente de reduzir o impacto ambiental através da operação de equipamentos de forma mais eficiente e com menor consumo de energia.

Desde outubro de 2017, a Hitachi oferece o FitLive, serviço de monitoramento de equipamentos que reduz o tempo de inatividade dos equipamentos monitorando remotamente o status operacional de cada produto e enviando alertas automaticamente quando ocorrerem problemas. “A análise dos dados do FitLive para compressores de ar revelou que os alarmes e avarias relacionados com a temperatura são responsáveis ​​por aproximadamente 75% de todos os alarmes e avarias. Por isso, desenvolvemos um serviço de diagnóstico preditivo que utiliza aprendizado de máquina para estimar os efeitos futuros das tendências de aumento de temperatura detectadas pelos sensores e tomar medidas preventivas contra mau funcionamento”, disse o CEO da empresa.

Este serviço sistematiza o know-how de tomada de decisões acumulado pela equipe de manutenção da Hitachi Industrial Equipment Systems durante seu trabalho de gerenciamento de manutenção e o utiliza como base para a tomada de decisões e os fatores nos quais a estimativa se baseia. No passado, o pessoal de manutenção fazia inferências e prestava consultoria com base nos dados obtidos, mas este serviço permite ao pessoal de manutenção fazer propostas mais específicas e eficazes, realizando automaticamente diagnósticos preditivos.
Os dados também podem ser usados ​​para identificar casos em que o desempenho de um compressor de ar tende a se deteriorar, como quando a temperatura ambiente do compressor de ar é alta ou o filtro precisa ser limpo, e para propor métodos de operação mais eficientes.

Atualmente, esta função está disponível apenas para compressores de ar de parafuso com injeção de óleo do tipo inversor de 22/37 kW da série NEXT3, mas o número de modelos aplicáveis ​​será ampliado no futuro. Através da expansão deste serviço, forneceremos propostas de manutenção preventiva mais detalhadas e rápidas para minimizar paradas de compressores de ar, reduzir o consumo de energia e propor operações que ajudem a reduzir o impacto ambiental.

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