#HM24: impulsionando o futuro


A feira de Hannover – HANNOVER MESSE (HM24) reuniu mais de 130 mil visitantes de 150 países, 4 mil empresas expositoras, 300 startups e mais de 300 delegações econômicas e políticas de todo o mundo, mostrando sua capacidade de sintetizar o melhor das inovações tecnológicas e da agenda econômica e política. Mais de 40% dos visitantes vieram do exterior. Além do país anfitrião, a Alemanha, os principais países visitantes foram China, Holanda, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

“Os visitantes encontraram respostas sobre como podem tirar proveito da automação, inteligência artificial, hidrogênio e muitas outras soluções de alta tecnologia, tornando-as preparados para o futuro. Aqui estiveram expostas as inovações que impulsionam a competitividade industrial e a sustentabilidade,” afirmou Dr. Jochen Köckler, Presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG.

Microsoft e SAP mostraram possibilidades para o metaverso no ambiente industrial

Um pavilhão inteiro dissecou o hidrogênio

Os milhares de visitantes trocaram ideias sobre formas de digitalizar suas cadeias de valor e torná-las mais resilientes. “No difícil ambiente econômico atual, a Hannover Messe foi um importante impulsionador do moral. As empresas da indústria eléctrica e digital demonstraram de forma impressionante como as inovações, especialmente a utilização da inteligência artificial, estão abrindo novas opções para uma maior proteção climática e uma maior eficiência no consumo de energia e na utilização de recursos – e também para mais otimismo. Podemos enfrentar com confiança grandes desafios sociais, como a contenção do aquecimento global, se adotarmos as medidas corretas e prosseguirmos consistentemente o caminho da eletrificação, digitalização e automação. A Hannover Messe tornou mais uma vez visível a força inovadora das nossas empresas”, concluiu. Dr. Gunther Kegel, presidente da associação ZVEI e presidente do Conselho Consultivo de Expositores da HANNOVER MESSE.

Desde soluções como a automatização de fábricas inteiras de produção, controle de máquinas por voz utilizando IA, uso eficiente do hidrogênio na indústria até a utilização de software para registar e reduzir a pegada de carbono, a HM24 ofereceu uma imagem abrangente das oportunidades tecnológicas para a indústria de hoje e de amanhã. Novos campos como a “biologização” da economia e a gestão do carbono também tiveram destaque. E a iniciativa de criar espaços de dados soberanos para pequenas e médias empresas industriais sob o rótulo “Manufatura X” também ganhou impulso.

A HM24 ofereceu uma plataforma para start-ups que procuravam entrar na indústria com as suas soluções: mais de 300 jovens empresas utilizaram a feira para estabelecer contatos,  apoiados pelas oportunidades de networking direcionadas e master classes da feira com o intercâmbio entre start-ups, investidores e empresas industriais muito mais intenso do que nos anos anteriores. E, de uma maneira particularmente única, serviu para clarear a agenda de políticas econômicas, mostrando que o potencial das tecnologias só pode desenvolver-se na condição de que o quadro político geral esteja correto.”

Os custos competitivos da energia, a expansão da infraestrutura digital, os procedimentos de aprovação rápidos, a redução da burocracia e a necessidade de trabalhadores qualificados estiveram no topo da agenda das delegações de política econômica que visitaram a feira.

A cooperação pan-europeia ficou clara com o Ministro da Energia norueguês, Terje Aasland, apresentando em conjunto com o Ministro Federal da Economia, Robert Habeck, o roteiro para a cooperação no domínio do hidrogênio: a Alemanha e a Noruega (país parceiro da HM24) planejam trabalhar em estreita colaboração para permitir importações de hidrogênio em grande volume da Noruega para a Alemanha e criar a infraestrutura necessária para isso até 2030. Durante a HM24 empresas da Noruega e da Alemanha assinaram contratos para o transporte de hidrogênio e o armazenamento de CO2 (CCS).

A HANNOVER MESSE 2025 acontece de 31 de março a 4 de abril e o Canadá será o país parceiro.

Últimas Notícias

99 lança programa de geração de créditos de carbono

A empresa de mobilidade urbana 99 anunciou programa de créditos de carbono em parceria com o Osten Group e a BVM12, bolsa de valores...

Eficiência dos navios porta-contêineres não muda, apesar dos investimentos em navios mais ecológicos

Os navios porta-contêineres da Europa poluem tanto por contêiner quanto há seis anos, mostram novos dados de transporte marítimo da UE . A T&E...

Estudo mostra os impactos da reforma tributária no setor de óleo e gás

A indústria de óleo e gás deixará de gerar R$ 5,890 bilhões em investimentos e de inserir R$ 2,5 bilhões no PIB nacional, até...