A Honeywell e a NXP ® Semiconductors NV anunciaram na CES 2024 que assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para ajudar a otimizar a forma como os edifícios comerciais detectam e controlam com segurança consumo de energia.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE) , as operações dos edifícios contribuem para 30% do consumo global de energia final e 26% das emissões globais relacionadas com a energia, pelo que as decisões tomadas hoje terão um impacto significativo na utilização futura de energia e nas poupanças potenciais. As soluções energéticas inteligentes atuais utilizam cada vez mais a aprendizagem automática e a análise de dados para melhorar a autonomia e a eficiência energética dos edifícios.
A colaboração visa ajudar a fazer com que os edifícios operem de forma mais inteligente, integrando os processadores de aplicativos de nível industrial habilitados para redes neurais da NXP Semiconductors aos sistemas de gerenciamento de edifícios (BMS) da Honeywell. O MOU se concentrará inicialmente no Honeywell Optimizer Suite, que oferece uma plataforma de controle e automação predial flexível e mais preparada para o futuro.
De forma mais ampla, os esforços visam fornecer soluções energéticas inteligentes alimentadas por IA/aprendizado de máquina e análise de dados para aumentar a autonomia dos edifícios, impulsionando a eficiência energética e orientando os técnicos de serviço. O objetivo é aproveitar totalmente os recursos do chipset i.MX habilitado para rede neural da NXP para aprimorar ainda mais as ofertas de produtos BMS da Honeywell.
“Os edifícios dependem cada vez mais de dados e da capacidade de controlar as operações através da automação para torná-los mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, operar de forma mais eficiente. As mais recentes soluções de aprendizado de máquina da NXP nos ajudarão a oferecer excelência em automação predial para nossos clientes,” disse Suresh Venkatarayalu (segundo à esquerda na foto), diretor de tecnologia da Honeywell
“Nunca foi tão importante aumentar a sustentabilidade e o conforto dos edifícios inteligentes. O portfólio avançado de soluções de processamento conectadas com segurança da NXP é apoiado por ferramentas fáceis de usar para desenvolvimento rápido de modelos de IA e plataforma de serviços para provisionamento e gerenciamento de dispositivos IoT durante todo o longo ciclo de vida de gerenciamento de edifícios. Esta capacidade, combinada com a experiência da Honeywell como um dos principais fornecedores de soluções de gestão de edifícios, representa um marco importante na nossa visão partilhada de permitir um mundo mais inteligente e mais conectado para todos,” afirmou Lars Reger (terceiro da direita para esquerda), diretor de tecnologia da NXP Semiconductors A Honeywell se baseará nas soluções escaláveis de semicondutores e software da NXP, como os processadores de aplicativos i.MX 8M e os microcontroladores crossover i.MX RT, para ajudar a observar, aprender e se adaptar com segurança em tempo real, aprimorando a análise e a tomada de decisões no mesmo equipamento BMS no local que gerencia sistemas prediais críticos. Aprimorados pela análise de big data baseada na nuvem por meio das soluções analíticas Honeywell Forge, os edifícios podem aproveitar cada vez mais uma melhor previsão e percepção para a otimização do uso de energia, a fim de permitir melhores resultados de sustentabilidade.