HUG comemora 50 anos do primeiro DCS e fecha parcerias

Pramesh Maheshwari, presidente e CEO da Honeywell

À medida que a empresa comemora 50 anos desde a instalação do primeiro DCS, novos recursos habilitados pela IA e aquisições prometem outro meio século produtivo.

Pramesh Maheshwari, presidente e CEO da Honeywell Process Solutions falou do futuro e do passado durante seu discurso de abertura da 49ª reunião do Honeywell Users Group (HUG), em San Antonio. “Estamos comemorando 50 anos do sistema de controle distribuído e 50 anos de parceria com a ExxonMobil”, afirmou ele a mais de mil participantes de 28 países – a instalação do TDC2000 na ExxonMobil, no Canadá, em 1975, marcou o primeiro DCS e o projeto fez a transição do controle analógico para o digital.

Maheshwari contou que a família Honeywell está crescendo e, após as aquisições, em 2024, dos negócios de tecnologia e equipamentos para processamento de gás natural liquefeito (GNL) da Air Products, da CAES Systems Holdings e da Global Access Solutions da Carrier Global, a Honeywell já adicionou a Catalyst Technologies, da Sundyne e da Johnson Matthey, ao seu portfólio em 2025.

A Honeywell espera que a aquisição da Sundyne libere o potencial de crescimento para as cadeias de valor da Honeywell UOP em refino e petroquímica, GNL e combustíveis limpos e renováveis; e a Catalyst Technologies, da Johnson Matthey, deve complementar o negócio da Honeywell UOP de venda de tecnologias de catalisadores e processos, expandindo sua base instalada em catalisadores para refino e petroquímica.

As recentes aquisições também permitem que a Honeywll UOP aproveite a aquisição da Compressor Controls Corporation (CCC) de 2023 para cognição digital.

Maheshwari afirmou que a Honeywell está pronta para fazer parcerias com empresas que estejam dispostas a explorar a autonomia, e, olhando para o futuro e para o passado, ele mencionou a importância de gerenciar ativos antigos no cenário tecnológico de manufatura em rápida evolução

A Flowserve, que colabora com a Honeywell há quase uma década, aumentou a aliança. “Ao integrar o Forge com nossas próprias ferramentas, aproveitaremos insights em tempo real para gerenciar o desempenho e melhorar a previsibilidade.”

Últimas Notícias

ADNOC usa experiência dos EUA em xisto para desbloquear seu potencial de gás não convencional

Os Emirados Árabes Unidos estão adotando técnicas de fraturamento hidráulico testadas nos EUA para explorar seus recursos de gás não convencional muito promissores, com...

Aramco e Yokogawa alcançam comissionamento de múltiplos agentes de IA para controle autônomo em uma instalação de gás

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que alcançou um marco histórico na implementação de soluções de inteligência artificial (IA) industrial com a Aramco, uma das...

Eni e PETRONAS criam um novo centro de energia na região da Ásia-Pacífico

A criação de uma nova empresa (NewCo) entre a Eni e a Petronas dá origem a um novo player energético com papel fundamental na região Ásia-Pacífico, particularmente...