À medida que a empresa comemora 50 anos desde a instalação do primeiro DCS, novos recursos habilitados pela IA e aquisições prometem outro meio século produtivo.
Pramesh Maheshwari, presidente e CEO da Honeywell Process Solutions falou do futuro e do passado durante seu discurso de abertura da 49ª reunião do Honeywell Users Group (HUG), em San Antonio. “Estamos comemorando 50 anos do sistema de controle distribuído e 50 anos de parceria com a ExxonMobil”, afirmou ele a mais de mil participantes de 28 países – a instalação do TDC2000 na ExxonMobil, no Canadá, em 1975, marcou o primeiro DCS e o projeto fez a transição do controle analógico para o digital.
Maheshwari contou que a família Honeywell está crescendo e, após as aquisições, em 2024, dos negócios de tecnologia e equipamentos para processamento de gás natural liquefeito (GNL) da Air Products, da CAES Systems Holdings e da Global Access Solutions da Carrier Global, a Honeywell já adicionou a Catalyst Technologies, da Sundyne e da Johnson Matthey, ao seu portfólio em 2025.
A Honeywell espera que a aquisição da Sundyne libere o potencial de crescimento para as cadeias de valor da Honeywell UOP em refino e petroquímica, GNL e combustíveis limpos e renováveis; e a Catalyst Technologies, da Johnson Matthey, deve complementar o negócio da Honeywell UOP de venda de tecnologias de catalisadores e processos, expandindo sua base instalada em catalisadores para refino e petroquímica.
As recentes aquisições também permitem que a Honeywll UOP aproveite a aquisição da Compressor Controls Corporation (CCC) de 2023 para cognição digital.


Maheshwari afirmou que a Honeywell está pronta para fazer parcerias com empresas que estejam dispostas a explorar a autonomia, e, olhando para o futuro e para o passado, ele mencionou a importância de gerenciar ativos antigos no cenário tecnológico de manufatura em rápida evolução
A Flowserve, que colabora com a Honeywell há quase uma década, aumentou a aliança. “Ao integrar o Forge com nossas próprias ferramentas, aproveitaremos insights em tempo real para gerenciar o desempenho e melhorar a previsibilidade.”