IA e ESG são as grandes forças de disrupção para 2024, segundo pesquisa Amcham


O estudo Panorama 2024, realizado pelaAmcham Brasil, em parceria com a Humanizadas, ouviu 694 empresários brasileiros. Para a maioria deles, aInteligência Artificial/IA eAgenda ESG serão as duas principais forças a influenciar as empresas no ano que vem.
A pesquisa perguntou “quais tendências vão impactar mais sua empresa em 2024?”. Entre asmais de 20 opções, a Inteligência Artificial foi a mais citada por 60% dos executivos, seguida pelo avanço da Agenda ESG, mencionada por 51% deles.
Outras quatro tendências também apareceram com destaque para parcela expressiva dos respondentes: digitalização de produtos e serviços (41%), Big Data (40%), manutenção do trabalho híbrido e remoto (34%) e uso ou investimentos em energias renováveis (31%).

para acessar o estudo clique aqui.

“O Panorama 2024 da Amcham mostra o empresariado brasileiro consciente sobre o valor estratégico da tecnologia e da agenda ESG. Ao mesmo tempo em que as empresas buscam incorporar os benefícios de inovações tecnológicas como a inteligência artificial e Big Data, elas têm evoluído em suas responsabilidades com o meio ambiente e com a sociedade. Esses fatores serão decisivos para o êxito, a relevância e a própria existência dos negócios”, avalia Abrão Neto, CEO da entidade que representa 1/3 do PIB brasileiro.

O uso de tecnologias de inteligências generativas já acontece, em algum nível, em 68% das empresas entrevistadas. A pesquisa revela que a adesão já é expressiva, mas ainda muito pulverizada em diversas formas de aplicação, com destaque para Automação de processos repetitivos (38%); Melhoria de eficiência operacional (28%); Análises de dados e insights preditivos (28%); Suporte ao cliente (22%); Apoio à tomada de decisão (20%);Marketing e vendas (20%).

A aceleração do uso de IA tende a aumentar o seu impacto no core business das organizações. “Tudo indica que a inteligência artificial será cada vez mais usada para fins estratégicos, incluindo a tomada de decisão das lideranças e como referência para o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio”, comenta o CEO da Amcham Brasil.  

A agenda ESG e temas vinculados a sustentabilidade também sobressaem entre as tendências que vão pautar a disrupção nos negócios. Entre as 10 principais tendências para 2024, sete estão relacionadas à transformação digital e três vinculadas à agenda verde. Em ordem de relevância, estão: IA (1º), ESG (2º), Produtos e Serviços digitais (3º), BIG DATA (4º), Trabalho Híbrido (5º), Energia Renovável (6º), Cibersegurança (7º), Internet das Coisas (8º), Computação em nuvem (9º) e Economia circular (10º).

Os 694 participantes representam empresas que, somadas, empregam mais de 974 mil pessoas e têm um faturamento anual de aproximadamente R$ 755 bilhões. A maioria dos respondentes (53%) ocupa cargos de liderança, como CEOs, VPs, sócios, conselheiros e diretores. A pesquisa Panorama 2024 foi aplicada entre 30 de agosto e 18 de setembro.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...