As descobertas do seu último Relatório de IA revelam que as inovações de IA vinculadas à tecnologia verde estão avançando rapidamente, com publicações de patentes aumentando 35% em 2023 — apesar de uma desaceleração nos registros gerais de IA. Para colocar em contexto, embora as publicações gerais de patentes de IA continuem a crescer, elas aumentaram apenas 3,4% em 2023, em comparação com 17,6% em 2022. Dito isso, apesar da desaceleração, o crescimento nas publicações de patentes de IA em 2023 ainda foi maior do que o crescimento nas publicações gerais de patentes.
O Escritório Europeu de Patentes (EPO) está demonstrando apoio institucional crítico para essa tendência de inovação sustentável, concedendo patentes de IA verde em taxas mais altas, à medida que os inovadores se concentram cada vez mais em tecnologias que impulsionam a transição para o zero líquido. Da otimização de redes de energia renovável à gestão de resíduos e transporte sustentável, a IA verde está provando ser uma força motriz crítica por trás da transição mundial para o zero líquido.
Quando se trata de liderança em patentes de IA, os EUA continuam a liderar os pedidos gerais de IA no EPO. Em contraste, as empresas europeias dominam o espaço da IA verde, registrando 50% mais pedidos do que suas contrapartes nos EUA. Enquanto as empresas dos EUA estão amplamente focadas em tecnologias relacionadas à adaptação e resiliência às mudanças climáticas, a Europa assumiu a liderança na conservação de energia, alinhando-se com seu forte foco regulatório e político em eficiência energética. Na APAC, os mercados chinês e japonês permanecem focados em transporte sustentável, o que talvez não seja surpreendente, dada a posição da China como fabricante líder de baterias e a grande indústria automotiva do Japão.
Além da pressão do consumidor sobre as empresas para adotar inovações que podem acelerar a transição para o net zero, a nova regulamentação também desempenhará um papel na proeminência contínua dos registros de patentes de IA verde. O EU AI Act inclui disposições que incentivam o desenvolvimento e a implantação de tecnologias de IA que contribuem para as metas de sustentabilidade e clima. A correlação entre o aumento dos registros de patentes de IA verde e o ambiente regulatório criado pelo EU AI Act reflete o compromisso duplo da UE com a sustentabilidade e a inovação tecnológica.
Mike Williams, sócio-líder em IA na Marks & Clerk, considera como o ambiente regulatório em mudança impactará a inovação em IA verde:
“As regulamentações de IA estão avançando em ritmo acelerado em vários mercados importantes. Enquanto as empresas esperam o impacto exato dessas regulamentações se desenrolar, a importância da proteção de PI na inovação verde já está clara. É encorajador ver o poderoso crescimento em pedidos de patentes para inovações verdes de IA. Isso demonstra que as empresas estão cada vez mais buscando aplicar os avanços de IA feitos nas últimas duas décadas para desenvolver soluções para desafios ambientais globais. Esta é claramente uma área ainda incipiente e em desenvolvimento, mas dada a escala do problema, as recompensas sociais e financeiras que essas inovações podem oferecer são inigualáveis. Os escritórios de patentes dos EUA e do Reino Unido oferecem tratamento favorável para inovações verdes, o que deve impulsionar ainda mais o crescimento neste espaço.”
No entanto, apesar do aumento promissor, as patentes de IA verde ainda representam apenas 4% de todos os registros de IA. Há várias razões possíveis para que os números possam estar subestimados, incluindo desafios de classificação ou o fato de que muitos avanços gerais em IA têm aplicações abrangentes que se estendem à tecnologia verde.
A rápida escalada de registros no último ano transmite a importância da IA verde no contexto da transição global para o zero líquido, sinalizando claramente que a intersecção entre IA e sustentabilidade é uma tendência que tem enorme potencial de crescimento. O agrupamento de inovação e sustentabilidade é uma tendência que está se desenrolando tanto de uma perspectiva regulatória – mas claramente com vantagens comerciais também. Os dados representam um ponto de inflexão em que inovação e sustentabilidade estão se encaixando – apresentando uma grande oportunidade para as empresas capitalizarem na direção atual da viagem.
“Há uma oportunidade clara para as empresas aumentarem a proteção de PI em inovação verde. É surpreendente que as empresas não estejam registrando uma parcela maior de sua PI em tecnologias verdes – especialmente dada a natureza global dos desafios e as recompensas significativas para soluções eficazes. Além das vantagens usuais de forte proteção de PI, muitos Escritórios de Patentes oferecem tratamento favorável às inovações ambientalmente amigáveis das empresas. No entanto, nossa análise revela uma lacuna real em empresas ativas em inovação verde alavancando totalmente a proteção de PI nesta área crucial,” analisa Williams
Este é o quarto Relatório Anual de IA da Marks & Clerk, que usa dados do EPO para identificar tendências globais em pedidos de patentes de IA e fornecer análises da equipe de especialistas em IA líderes mundiais da empresa.