Idemitsu Kosan, ENEOS, Toyota e MHI estudam combustíveis neutros em carbono para automóveis

foto: BLOOMBERG

A Idemitsu Kosan Co., Ltd., a ENEOS Corporation, a Toyota Motor Corporation e a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd(MHI) iniciaram estudo para a introdução e disseminação de combustíveis neutros em carbono que contribuem para a descarbonização dos automóveis com o objetivo de realizar uma sociedade neutra em carbono. A ideia é introduzir combustíveis neutros em carbono no Japão por volta de 2030, e cada uma das quatro empresas cumpre papel importante, respectivamente, em oferta, tecnologia e demanda embarcarão conjuntamente neste estudo.

Os combustíveis neutros em carbono são combustíveis que limitam as emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida do produto. É um termo que inclui combustíveis sintéticos (e-fuel) feitos usando hidrogênio e CO2, e biocombustíveis feitos a partir de matérias-primas, como plantas que absorvem CO2 via fotossíntese. Os combustíveis líquidos neutros em carbono, em particular, são vantajosos em termos de armazenamento e transporte de energia e são adequados como fontes de energia que podem ser transportadas.

O quadro mostra os tipos de combustíveis neutros em carbono e seus processos de produção no âmbito do estudo conjunto das quatro empresas que vai discutir e estudar cenários e roteiros para a introdução de combustíveis neutros em carbono no mercado automotivo do Japão e os vários sistemas necessários para a introdução no mercado; e investigar a viabilidade da produção a partir de perspectivas como a segurança energética no Japão

“Shaping Change” é a Visão da Idemitsu Kosan para 2050 e, com base nessa visão, está trabalhando na implementação social de um fornecimento constante de “Energia um passo à frente” diversificada e ecológica que forma um dos três domínios de negócios declarados em seu Plano de Gestão de Médio Prazo. Como parte desse esforço, está buscando a introdução e disseminação antecipadas de combustíveis neutros em carbono – combustíveis sintéticos e biocombustíveis – enquanto colabora com várias empresas dentro e fora do Japão.

A ENEOS afirmou na Visão de Longo Prazo de seu Grupo que assumirá o desafio de alcançar um fornecimento estável de energia e materiais e a realização de uma sociedade neutra em carbono. Está empreendendo várias iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, incluindo o uso de hidrogênio e energia renovável e realizando o desenvolvimento de negócios de combustíveis neutros em carbono, como combustíveis sintéticos.

Centrada em uma abordagem multi-caminho, a Toyota está trabalhando em direção à neutralidade de carbono não apenas por meio da disseminação de veículos eletrificados, mas também pela redução das emissões de CO2 de veículos com motor de combustão interna. Em 2007, introduziu os veículos flex (veículos que podem rodar com biocombustíveis e gasolina) no Brasil. No futuro, considerará o desenvolvimento de motores especificamente concebidos para veículos eletrificados que contribuam para a disseminação de combustíveis neutros em carbono.

O MHI Group fez sua declaração de neutralidade de carbono em 2040 “MISSION NET ZERO” e está trabalhando ativamente para construir um ecossistema de soluções de CO2 e um ecossistema de soluções de hidrogênio. Por meio de produtos, tecnologias e serviços do grupo MHI que ajudam a reduzir as emissões de CO2, bem como novas soluções e inovações a serem desenvolvidas com parceiros em todo o mundo, contribuiremos para a realização de uma sociedade neutra em carbono.

A colaboração e a parceria entre as indústrias são essenciais para a disseminação de combustíveis neutros em carbono em direção à realização de uma sociedade neutra em carbono. Como primeiro passo nessa direção, Idemitsu Kosan, ENEOS, Toyota e MHI colaborarão para realizar um estudo para a introdução e disseminação de combustíveis neutros em carbono.

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...