A Ipieca – associação global de petróleo e gás para promover o desempenho ambiental e social em toda a transição energética – lança um guia com um primeiro conjunto específico de indicadores de circularidade de petróleo e gás (O&G), reunindo elementos de uma série de estruturas de economia circular (EC) existentes e fornecendo indicadores qualitativos e quantitativos de EC para permitir que as empresas de O&G meçam a circularidade de seus ativos e fluxos de entrada/saída de materiais.
Através do alinhamento da indústria sobre o entendimento de Economia Circular e com uma visão geral para abordar e medir a circularidade, as orientações garantem a adesão aos padrões ambientais, incentiva a inovação e promove a colaboração.
A Ipieca acredita que se as empresas devem adotarem a CE e aumentarem a circularidade de seus processos e produtos de produção isso pode ajudar as empresas de O&G a produzir a energia de que o mundo precisa, reduzindo os impactos sobre os recursos naturais e a biodiversidade e reduzindo as emissões. Porque, além de fornecer benefícios climáticos, ambientais e sociais, a EC ajuda a construir resiliência de longo prazo e gera oportunidades econômicas e de negócios.
Essas orientações incluem definições e o papel da indústria na EC, Frameworks CE e suas aplicações, indicadores-chave da CE, e formas de medir a circularidade
A Ipieca produziu uma definição de EC para a indústria, com base na definição da Fundação Ellen MacArthur: “A economia circular é uma estrutura de solução de sistema que envolve a dissociação da atividade econômica do consumo de recursos finitos. Baseia-se em três princípios impulsionados pelo ecodesign: (1) eliminar o desperdício e a poluição, (2) circular produtos e materiais (em seu valor mais alto) e (3) aumentar a eficiência”.
No dia 05/09 a Ipieca promove um webinar de lançamento para descompactar as orientações, explicando como as empresas de petróleo e gás podem operacionalizá-las.
5 de setembro das 13:00 às 14:00