Inmetro deposita pedido de proteção internacional para tecnologia em grafeno desenvolvida no Instituto


No último dia 05/11, o Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia depositou pedido de patente para garantir proteção internacional à tecnologia desenvolvida no Laboratório da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat) da Instituição, intitulada “Método de Transformação de Lignina em nanocarbono para aplicação como precursor de grafeno obtido pelo método”. O pedido de proteção internacional foi feito via Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT).

No Brasil, esse método também está sob pedido de proteção nacional no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Desenvolvida no Inmetro, a invenção é uma alternativa inovadora para a produção de grafeno a partir de biomassas, material este amplamente utilizado em tecnologias de ponta, como na fabricação de baterias mais duráveis, telas de toque flexíveis, filtros de água eficientes e materiais ultraleves e resistentes para construção e transporte.

De acordo com a chefe do Laboratório de Fenômenos de Superfície e Filmes Finos (Lafes) do Inmetro, Joyce Araújo, “esse é um novo método de fabricação de material de carbono nanoestruturado com estrutura próxima ao óxido de grafeno, que pode ser utilizado como precursor de grafeno”. 

A publicação do pedido de patente marca o início da fase de proteção em múltiplos países, elevando o alcance e o impacto da tecnologia desenvolvida. Com essa inovação, o Inmetro busca colaborar para o avanço de materiais avançados e nanotecnologias no Brasil e no mundo.

Últimas Notícias

Aker Solutions amplia atuação como fornecedora de serviços de inspeção da Equinor

A Aker Solutions continuará a prestar serviços de inspeção em mais de 15 instalações operacionais na Noruega. A prorrogação do contrato entra em vigor...

Brasil pode se beneficiar do modelo de transição energética liderado pela China

A equipe de economistas da Allianz Research, divisão de pesquisa macroeconômica da Allianz Trade, divulgou um novo estudo chamado "The electro-state era: from Made in China...

Obras no canal de acesso de Paranaguá vão retirar “quebra-molas” e facilitar entrada de navios

O novo modelo de licitação de canal de acesso a portos públicos inaugurado no leilão do Porto de Paranaguá (PR) vai instituir um processo...