A KUKA lançou o KUKA MixedReality, projetado para facilitar o processo de inicialização de robôs por meio da realidade aumentada. Ele é um software inovador que visualiza o ambiente das células robóticas diretamente no smartphone ou tablet do usuário, oferecendo suporte para uma inicialização rápida, segura e intuitiva dos robôs. Esta aplicação exibe ferramentas e geometrias de interferência, permitindo a detecção precoce de potenciais riscos, para que os usuários possam eliminá-los antes que o robô inicie suas operações.
A realidade aumentada (AR) torna a inicialização do robô intuitiva, conectando o mundo real ao virtual para enriquecer o ambiente da célula robótica com informações digitais claras e descomplicadas. Os usuários podem detectar e corrigir erros rapidamente, acelerando a instalação e aumentando a segurança. Por exemplo, o software pode simular o movimento do robô com uma garra virtual, prevenindo colisões potenciais que podem danificar o robô ou a garra, antes que ocorra no ambiente real.
O KUKA MixedReality consiste no aplicativo KUKA MixedReality Assistant e no pacote adicional de tecnologia KUKA܂MixedReality Safe, que é instalado no controlador do robô.
O aplicativo KUKA MixedReality Assistant exibe graficamente todas as variáveis relevantes diretamente no robô em tempo real, incluindo espaços de monitoramento cartesiano ou violados, ferramentas orientadas para a segurança e esferas de ferramentas. Os usuários também podem visualizar os parâmetros de configuração correspondentes dos espaços ou ferramentas. Os interessados já podem baixar e testar a aplicação gratuitamente. O modo de demonstração integrado permite testar a função sem um robô real.
“Realidade aumentada ou mista é um tema futuro que também oferece oportunidades promissoras na robótica”, afirma Patrick Polak, Gerente de Vendas de AMR e Produtos Digitais. “O KUKA MixedReality torna a instalação de robôs mais amigável e segura. Isso beneficia os clientes em todos os níveis de experiência no campo da automação”.
