Inovações em aditivos de borracha e soluções sustentáveis


A LANXESS divulga sua linha de soluções sustentáveis de produtos para o setor de borrachas através da equipe de especialistas da unidade de negócios Rhein Chemie (RCH), um dos maiores fornecedores mundiais de aditivos de borracha e soluções de sistemas para a indústria de processamento de borracha.

A unidade oferece uma ampla seleção de aditivos usados principalmente em misturas de borrachas. Estes ingredientes químicos incluem agentes de vulcanização e aditivos de borracha em formas pré-dispersas, aceleradores de processamento, agentes anti-reversão, óxido de zinco, antidegradantes e agentes de masticação.  

A gama de agentes desmoldantes oferecida pela empresa também inclui a tecnologia de bladders, produtos granulados batch-off, soluções de pulverização interna para liberação de moldes únicos e múltiplos, e revestimentos de bolsas de ar. Além disso, acabamentos e tintas para marcação de pneus completam o portfólio da companhia.

“Queremos mostrar ao mercado nossas matérias-primas de alta qualidade e de características de excelente processabilidade. Além disso, queremos atualizar o mercado sobre nossa expertise no segmento de borracha com soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria de pneus, contribuindo para um futuro mais verde e eficiente”, destaca Fernando Hontalvilla, Head de Vendas da unidade de negócios Rhein Chemie Additives da LANXESS.

Para atender às metas de sustentabilidade dos fabricantes de pneus – ou seja, produzir pneus totalmente “verdes” até 2050 – a LANXESS oferece o primeiro antidegradante sustentável para compostos de borracha. Com a novidade, mais de 50% do conteúdo do aditivo TMQ, o Vulkanox® HS da LANXESS, será baseado em matérias-primas sustentáveis. 

A fábrica da companhia na Alemanha, onde o aditivo é produzido, será certificada pela ISCC Plus (Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono) até o final do ano de 2024.

O Rhenocure® DR/S, por exemplo, oferece uma formulação única de 50% de polietilenoimina absorvida em sílica, servindo como um acelerador secundário versátil e auxiliar de dispersão. Projetado sem grupos aromáticos, o produto garante a ausência de subprodutos tóxicos resultantes do Rhenocure® DR/S durante a vulcanização. Sua dosagem fácil, dispersão rápida e estrutura polimérica ramificada reduzem significativamente o florescimento, simplificando o processo de fabricação. Para compostos de pneus, o Rhenocure® DR/S oferece benefícios excepcionais. Ele atua como um acelerador secundário rápido, permitindo controle preciso sobre os processos de reticulação. Em bandas de rodagem preenchidas com sílica, ele melhora a dispersão da sílica, ativa a silanização e resulta em desempenho superior do pneu.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...