O Brasil é o 5º maior produtor mundial de tintas e o principal na América Latina, colocando no mercado mais de 1,8 bilhão de litros de tintas em 2023. Nesse contexto, como forma de ampliar a transparência e as boas práticas em sustentabilidade do setor, Instituto Akatu e Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) desenvolveram o Programa Setorial de Sustentabilidade (PSS), iniciativa pioneira e inédita no mundo dentro do setor de tintas.
Implementado em 2022, o programa começou como um sistema de avaliação de indicadores em sustentabilidade e no último biênio se transformou em um hub de inovação e soluções, elevando a maturidade de fabricantes de tintas em práticas ESG. Os resultados revelam que há um caminho significativo já percorrido e um processo de melhoria contínua em andamento, indicando ao mesmo tempo desafios e oportunidades para o setor para demandas além das obrigatórias por leis e regulações.
“Parcerias como essa com a Abrafati são estratégicas dentro da atuação do Akatu de mobilizar a sociedade para o consumo consciente e a sustentabilidade”, avalia Lucio Vicente, diretor geral do Instituto Akatu. “Por meio de programas setoriais, podemos desenvolver ações estratégicas e obter avanços em larga escala, com impactos positivos diretos para as empresas envolvidas, seus colaboradores e toda a sociedade.” Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati, ressalta que o desenvolvimento do programa envolveu muito estudo e pesquisa. “Fizemos escutas com diversos stakeholders e benchmark com outras associações no Brasil e no exterior, em um trabalho bastante criterioso. Já estamos vendo resultados e iremos colher muitos frutos nos próximos anos”, afirma. “Vamos seguir desenvolvendo uma série de iniciativas em sustentabilidade, tema fundamental para nós enquanto setor e para as próximas gerações.”