Instituto Eldorado e Univesp firmam parceria para capacitação de estudantes 


O Instituto Eldorado acaba de firmar um termo de cooperação técnica com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) – instituição de educação à distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) – com o objetivo de estabelecer uma mútua cooperação que visa a capacitação de estudantes, por meio de ações na frente denominada Rede de Parcerias da iniciativa TIC em Trilhas.

O Projeto TIC em Trilhas oferece capacitações em diversas áreas de tecnologia e amplia oportunidades para quem planeja ingressar nesta área promissora, realizar transição de carreira ou ampliar os conhecimentos nas principais tendências do setor. Nesta parceria com a Univesp, o Instituto Eldorado disponibilizará 15 trilhas, em diversas carreiras em tecnologia, como Programação, Desenvolvimento Mobile, Design de Interação, Dados & Analiytcs, IA, Desenvolvimento de Jogos, Cibersegurança, dentre outros. Ao total, serão ofertadas mais 30 mil novas vagas no projeto, que certificou mais de 12 mil alunos desde 2022.

Todos os cursos são 100% gratuitos e acontecem em formato online, possibilitando o acesso a alunos de qualquer região do país. Os cursos são produzidos por especialistas com foco na empregabilidade e possuem abordagem “mão na massa” para que, além do certificado, quem cursou possa aplicar o conhecimento, na prática, e mirar em oportunidades de emprego na área.  

TIC em Trilhas é uma iniciativa que faz parte do MCTI Futuro, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações cujo objetivo é apoiar ações de capacitação tecnológica nacional em larga escala, com recursos do PPI-Softex, o projeto é executado por renomadas universidades e centros de pesquisa de excelência no ecossistema de inovação no país, como o Instituto Eldorado que também foi o idealizador do projeto.  

O projeto surgiu para apoiar a capacitação de profissionais que atuam em tecnologia, uma área que possui elevada demanda e oportunidades atrativas de carreira. Para suprir esta carência por profissionais, o projeto TIC em Trilhas oferece capacitações em áreas mapeadas com maior atratividade, como: programação, inteligência artificial, análise de dados, redes 5G, desenvolvimento web e mobile, design, desenvolvimento de jogos e várias outras áreas com oportunidades em ascensão.   As inscrições já estão abertas e são realizadas pelo link exclusivo disponibilizado aos alunos da Univesp ou pelo site para o público em geral. Ao preencher o formulário, o interessado recebe automaticamente o acesso aos cursos para iniciar seus estudos.

Para Roberto Soboll, superintendente do Eldorado, o projeto TIC em Trilhas representa um valioso esforço para integrar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) à educação, promovendo competências digitais e reforçando o compromisso do Instituto com a capacitação desde sua fundação. “Nossa parceria com a Univesp é um canal importante para expandir e alcançar, de forma qualificada, ainda mais estudantes para esse projeto”, afirma.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, a parceria garantirá que os estudantes da universidade possam fazer cursos modernos voltados às demandas e exigências do mercado. “Os alunos das áreas de Computação, Administração, Engenharias e até mesmo os das Licenciaturas podem participar. Como já apontado em diversos estudos, o setor de tecnologia no Brasil é um dos que mais crescem e tem um papel fundamental na inovação e transformação digital. Os nossos discentes terão a oportunidade de uma formação complementar importante para trabalhar com novas soluções e buscar boas vagas profissionais”, ressalta.

A iniciativa faz parte do TIC em Trilhas, projeto integrante do Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), sendo o Eldorado um dos executores, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) por meio de recursos da Lei n.º 8.248/91 e coordenação da Softex. O objetivo é preparar e capacitar estudantes e profissionais para atuar nas áreas de tecnologia, visando suprir a demanda por profissionais qualificados na área.

Últimas Notícias

Armazenamento de energia na Espanha ganha um impulso de 700 milhões

A Comissão Europeia aprovou um novo regime de auxílios que permitirá à Espanha implantar o armazenamento de eletricidade em grande escala, tanto em hibridização com...

Shell investe no projeto Gato do Mato no pré-sal brasileiro

A Shell Brasil, subsidiária da Shell plc, tomou a Decisão Final de Investimento (FID) para o Gato do Mato, um projeto em águas profundas...

Sebrae Rio lança “Imersão ESG”

Capacitação visa ampliar boas práticas de gestão ambiental, social e de governança para aumentar a competitividade Reduzir impactos ambientais, agir com responsabilidade social e...