Inversores e motores de baixa tensão de alta eficiência para aplicações industriais com uso intensivo de energia


A Rockwell Automation e a Infinitum, criadora do motor de núcleo de ar sustentável, anunciaram acordo exclusivo para desenvolver e distribuir uma nova classe de tecnologia integrada de motores e acionamentos de baixa tensão de alta eficiência. Esta solução irá poupar significativamente energia e reduzir custos para os clientes industriais em todo o mundo, ao mesmo tempo que os ajudará a reduzir a sua pegada de carbono e a tornarem-se mais sustentáveis.

À medida que as empresas se tornam mais conscientes em termos energéticos e procuram reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, os acionamentos de frequência variável (VFDs) com motores de alta eficiência têm cada vez mais entrado em foco. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os motores elétricos consomem aproximadamente 40% da eletricidade consumida globalmente, com a percentagem a subir para quase 70% nas empresas industriais.

Sob este acordo, a tecnologia de acionamento PowerFlex® da Rockwell será combinada com o sistema de motor Aircore EC de alta eficiência da Infinitum. Este pacote ajudará as empresas a reduzir sua pegada de carbono com um sistema de motor que é 50% menor e mais leve, utiliza 66% menos cobre e consome 10% menos energia do que os motores tradicionais com núcleo de ferro.

“Há muito tempo reconhecemos os benefícios do motor integrado e do sistema de acionamento da Infinitum devido à sua eficiência energética, sustentabilidade e facilidade de operações líderes de classe.  Estamos entusiasmados com o poderoso impacto que a nossa nova solução conjunta terá na melhoria da sustentabilidade, da eficiência energética e da produtividade dos nossos clientes em todo o mundo”, disse Barry Elliott, vice-presidente e gerente geral de controle de energia da Rockwell Automation. 

Rockwell e Infinitum colaboram desde 2021, quando Rockwell fez um investimento inicial na Infinitum como parte do financiamento da Série C da empresa.

“Estamos entusiasmados em ampliar nossa parceria de sucesso com a Rockwell Automation. Este acordo abre novos canais de clientes para nossos motores sustentáveis ​​que podem abastecer o mundo com menos energia, material e desperdício. Trabalhar com a Rockwell permitirá um impacto direto e generalizado nas empresas industriais, reduzindo o consumo de eletricidade e aumentando a sustentabilidade deste setor de utilização intensiva de energia”, disse Ben Schuler, fundador e CEO da Infinitum. 

O VFD e os motores integrados estarão disponíveis no final de 2024 exclusivamente através da Rockwell e seus parceiros.

Últimas Notícias

Armazenamento de energia na Espanha ganha um impulso de 700 milhões

A Comissão Europeia aprovou um novo regime de auxílios que permitirá à Espanha implantar o armazenamento de eletricidade em grande escala, tanto em hibridização com...

Shell investe no projeto Gato do Mato no pré-sal brasileiro

A Shell Brasil, subsidiária da Shell plc, tomou a Decisão Final de Investimento (FID) para o Gato do Mato, um projeto em águas profundas...

Sebrae Rio lança “Imersão ESG”

Capacitação visa ampliar boas práticas de gestão ambiental, social e de governança para aumentar a competitividade Reduzir impactos ambientais, agir com responsabilidade social e...