A ISA CTEEP obteve a Licença Prévia concomitante com as licenças de Instalação e Operação do Projeto Piraquê, emitidas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.
O projeto é fundamental para a expansão da capacidade de escoamento da energia gerada por fontes renováveis no Norte de Minas Gerais, contribuindo, assim, com a diversificação da matriz energética nacional e a integração de fontes renováveis ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O novo empreendimento contempla oito linhas de transmissão (sete de 500 kV e uma de 345 kV) que totalizam 938 km de extensão nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além da construção de duas novas subestações e da ampliação de outras seis já existentes. Com a obtenção destas licenças, as obras da companhia poderão ser iniciadas em território mineiro, cuja extensão chega a mais de 850 km de novas linhas de transmissão, duas novas subestações (Janaúba 6 e Capelinha 3) e ampliação de três subestações (Jaíba, Janaúba 3, Governador Valadares 6).
“Com a previsão de gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos durante a sua construção, o Projeto Piraquê viabilizará uma relevante conexão para a geração renovável no Estado de Minas Gerais, que é líder na geração de energia solar e responsável por mais de um quinto da produção em todo território brasileiro. O empreendimento também viabilizará a conexão de futuros empreendimentos de transmissão que proporcionarão ainda mais robustez e confiabilidade ao sistema elétrico mineiro e nacional”, declara Dayron Urrego, diretor-executivo de projetos da ISA CTEEP.
O Projeto Piraquê foi arrematado no Lote 3 do Leilão de Transmissão nº 01/22, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com investimento previsto pelo regulador de R$ 3,7 bilhões e Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 326 milhões no ciclo 2024-2025, o empreendimento tem prazo da Aneel para entrega até setembro de 2027.