ISO 56001: evento em Manaus aponta tendências de inovação para 2025


Estabelecer processos e uma governança robusta para a inovação são peças fundamentais para tirar ideias do papel e transformá-las em geração de valor às empresas. Pensando nisso, a PALAS, consultoria pioneira na ISO de Inovação no Brasil, em parceria com o Grupo TÜV Rheinland, multinacional focada em qualidade e segurança, e com o apoio do CREA/AM, realizaram, na última segunda-feira (10), um evento gratuito em Manaus destacando como os empreendimentos podem atingir essa conquista investindo na ISO 56001, norma internacional destinada ao fomento à governança de inovação.

Fundada em 2017, a PALAS foi a primeira empresa brasileira certificada na ISO 56001. Seu sócio fundador, Alexandre Pierro, foi um dos únicos brasileiros que participou do processo de formatação desta norma junto a um comitê internacional sediado em Genebra, na Suíça. “Temos um propósito muito claro de levar a inovação para cada vez mais empresas. A chegada da ISO 56001 no mercado representou um marco importante para pavimentar a estrada da inovação no mercado, cujos critérios são capazes de conduzir os caminhos a serem seguidos de uma forma mais imperativa, com foco nos resultados – algo que queremos disseminar fortemente no país”, explica.

Apesar de ser mais rigorosa quanto sua aplicação, ela estabelece requisitos detalhados para que empresas, independentemente do porte ou setor, possam estruturar, manter e melhorar continuamente seus processos de inovação. Dessa forma e, com essa missão estabelecida, a parceria com o Grupo TÜV Rheinland foi uma decisão estratégica visando fortalecer essa conquista.

Afinal, com mais de 150 anos de história e presente em mais de 50 países, ela é uma das líderes mundiais em certificações, oferecendo serviços técnicos que solucionam os desafios da interação entre homem, tecnologia e meio ambiente. Com um corpo técnico altamente qualificado, proporciona todo o apoio técnico e logístico necessário para os processos de certificação, conferindo agilidade, segurança e confiabilidade aos serviços.

A correspondência de seus propósitos aos da PALAS, para Plinio Pereira, Gerente de Certificação na TÜV Rheinland, foi um enorme diferencial e benefício para a realização do encontro. “A inovação é um pilar essencial para a evolução das empresas, e a ISO 56001 traz diretrizes fundamentais para garantir que esse processo seja estruturado e sustentável. Para a TÜV Rheinland, contribuir com a certificação e a disseminação das melhores práticas de governança em inovação reforça nosso compromisso com a qualidade, segurança e desenvolvimento do mercado.”

O encontro contou com uma agenda abrangente acerca da ISO 56001, explicando seus princípios, pilares, benefícios alcançados e, especialmente, casos de implementação no Brasil e no mundo. Ainda, foram apontadas tendências do mercado em gestão da inovação, demonstrando como essa norma pode auxiliar as empresas a se manterem competitivas no segmento e a usufruírem dessas oportunidades com o apoio de processos bem estruturados que transformem ideias em geração de valor.

Há uma enorme perspectiva de crescimento do mercado global com a ISO 56001 – tendo sido, inclusive, destacada pela revista Época Negócios como uma das 50 maiores tendências para este ano. As empresas que surfarem essa onda, certamente, estarão mais preparadas para se tornarem referência dentre os concorrentes. “A norma ajuda a alinhar a inovação com os objetivos de negócios, preparando a organização para os desafios e oportunidades do futuro. E essa será nossa missão, ajudando cada vez mais negócios a alavancarem seu potencial inovador a fim de um crescimento contínuo, sustentável e próspero”, finaliza Pierro.

Últimas Notícias

Arábia Saudita e Indonésia aprofundam parceria

Sua Excelência Bandar Al-Khorayef, Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, está se preparando para visitar a Indonésia e todos os olhares...

Mapa Geológico da Bacia Alagoas amplia conhecimento sobre recursos minerais na região

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas, que reúne informações de seis...

Indústria química em queda livre

De acordo com o Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim-Fipe, os resultados do primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período...