Iveco escolhe Basf para reciclagem de baterias para veículos elétricos

A partir da esquerda: Dr. Daniel Schönfelder, Presidente da divisão de Catalisadores da Basf, que também é responsável pelos negócios de materiais para baterias e reciclagem de baterias da empresa, e Francesco Donato, Chefe de Compras do Grupo Iveco.

O Grupo Iveco selecionou a Basf como sua primeira parceira para fornecer uma solução de reciclagem para as baterias de íons de lítio dos veículos elétricos do Grupo.

Esta decisão faz parte da estratégia de economia circular do Grupo Iveco, que segue o Quadro 4R – Reparação, Remodelação, Reutilização e Reciclagem – para aumentar a vida útil das baterias, diminuindo o seu impacto ambiental global, e o Grupo Iveco garantirá o cumprimento da política de Responsabilidade Alargada do Produtor, que responsabiliza os produtores por todo o ciclo de vida dos produtos que introduzem no mercado, desde o seu design até o fim da vida útil.

A Basf, que inaugurou recentemente o primeiro centro co-localizado da Europa de produção de material de bateria e reciclagem de baterias em Schwarzheide, Alemanha, organizará e gerenciará todo o processo de reciclagem das baterias de íons de lítio usadas em vans, ônibus e caminhões elétricos do Grupo Iveco. O acordo inclui recolher, embalar, transportar e reciclar as pilhas em vários países europeus, incluindo, entre outros, França, Alemanha e Reino Unido. Após a coleta, a Basf processará mecanicamente as baterias até a massa negra, da qual matérias-primas críticas – como níquel, cobalto, lítio – podem ser extraídas e recuperadas para uso na fabricação de novas baterias. Assim, a Basf estabelecerá a cadeia de valor completa de reciclagem de baterias na Europa para fornecer localmente metais reciclados com baixa pegada de carbono para a indústria de baterias.

“O pensamento do ciclo de vida é uma de nossas prioridades estratégicas de sustentabilidade”, comentou Angela Qu, Chief Supply Chain Officer do Iveco Group. “A Basf compartilha essa abordagem conosco, e sua ampla rede de coleta de baterias e recursos de reciclagem na Europa nos ajudarão a fechar o ciclo de baterias em fim de vida para novas. Trabalhando juntos, vamos permitir uma economia circular e reduzir o nosso CO2 pegada, o que está totalmente alinhado com o compromisso do Grupo de alcançar carbono líquido zero até 2040.”

“A parceria com o Grupo Iveco é nosso primeiro acordo para reciclar baterias de vans, ônibus e caminhões elétricos e um passo importante para nosso negócio de reciclagem de baterias expandir nossas atividades para o espaço de veículos comerciais”, disse o Dr. Daniel Schönfelder, Presidente da divisão de Catalisadores da Basf, que também é responsável pelo negócio de materiais de bateria e reciclagem de baterias da empresa. “Vai nos permitir reforçar ainda mais a nossa rede europeia de recolha e fazer mais progressos neste mercado em desenvolvimento. Com as nossas soluções de reciclagem, pretendemos apoiar o mercado europeu a fechar o ciclo e cumprir os ambiciosos requisitos políticos centrados na economia circular do Regulamento de Baterias da UE.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...