José Mauro Coelho assume cadeira no conselho consultivo do LIPCAT/UFRJ


No dia 9/10 José Mauro Coelho recebeu das mãos dos Professores Donato Aranda e João Monnerat convite para ocupar uma Cadeira no Conselho Consultivo do Laboratório de Intensificação de Processos e Catálise (LIPCAT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O LIPCAT se destaca como um dos principais centros de pesquisa focados no desenvolvimento de processos de conversão química inovadores, eficientes e com menor impacto de carbono.

A abordagem multidisciplinar e singular reúne expertise em catálise, avançando no desenvolvimento de materiais, desde a escala laboratorial até a comercial.
Além disso, o LIPCAT possui pesquisadores com profundo conhecimento em técnicas de intensificação de Processos, incorporando tecnologias contemporâneas como manufatura aditiva, inteligência artificial, micro-ondas e micro reatores. O Laboratório tem como missão fornecer a indústria soluções pertinentes para a transição energética e a química verde.

Assim, o LIPCAT está firmemente conectado ao setor produtivo e a sociedade, garantindo que suas pesquisas, estudos e inovações gerem impactos significativos na vida cotidiana.
O Conselho Consultivo do LIPCAT tem como objetivo estreitar e fortalecer a relação do Laboratório com os interesses da sociedade brasileira e a responsabilidade de deliberar sobre as áreas prioritárias para as pesquisas e estabelecer parcerias estratégicas com outras entidades.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...