A KKR, uma empresa global de investimentos, e a Energy Capital Partners (ECP), anunciou US$50 bilhões para acelerar o desenvolvimento de data centers e infraestrutura de geração e transmissão de energia para a rápida expansão da inteligência artificial (IA) e computação em nuvem globalmente. Esta parceria estratégica combina a profunda experiência da KKR em infraestrutura digital, energia e cadeia de valor de energia com a principal plataforma de transição energética da ECP em eletrificação e geração de energia e renováveis.
Os avanços em IA estão alimentando uma demanda sem precedentes por data centers, mas a disponibilidade limitada de energia confiável está impedindo os objetivos estratégicos das maiores empresas de tecnologia, empreendimentos e governos do mundo que buscam implantar IA.
A demanda por data centers deverá quase triplicar até 2030.
“Espera-se que a demanda por energia para data centers cresça 160% até 2030, uma demanda que não será atendida sem a infraestrutura certa. Ao mesmo tempo, o dimensionamento dessa infraestrutura de missão crítica deve ser feito de forma acessível, confiável e sustentável, pensando nas necessidades de todas as partes interessadas – de empresas de tecnologia a consumidores finais”, disse Joe Bae, Co-CEO, KKR.
“Para manter vantagem na IA, precisaremos de novos investimentos massivos em infraestruturas energéticas de forma acelerada, capazes de responder às preocupações relacionadas com os preços da eletricidade e as emissões de carbono”, afirmou Doug Kimmelman, Fundador e Sócio Sênior, ECP. “Estamos comprometidos em fornecer soluções para nossos parceiros estratégicos e investidores investindo em uma ampla variedade de ativos de geração de energia, renováveis e de armazenamento.”
A ECP possui, controla e opera mais de 83 GW de geração de energia abrangendo diferentes tecnologias e incluindo gás natural, geotérmica, hidrelétrica, solar, eólica, armazenamento e conversão de resíduos em energia desde sua fundação em 2005.