Os líderes marítimos globais prestigiaram a bienal London International Shipping Week 2023 (LISW23), que ocorreu de 11 a 15 de setembro, reunindo representantes de mais de 70 países.
Somente para o Reino Unido, o valor do transporte marítimo para a economia é de 650.000 empregos, com cada emprego apoiando mais 10 na economia em geral e um comércio no valor de £1,1 biliões. Cerca de 30.000 delegados discutiram questões como a descarbonização e a proteção dos ambientes marinhos, a inovação e a tecnologia, a segurança e o bem-estar dos marítimos, a igualdade e a diversidade, a segurança cibernética e a IA, e inúmeras questões jurídicas, de seguros e comerciais em relação ao transporte marítimo global e a cadeia de suprimentos.
A rápida expansão da inteligência artificial (IA) por exemplo, enfrenta grandes obstáculos no transporte marítimo, onde mais de 80% dos grandes navios mal têm capacidade de comunicação suficiente para enviar um e-mail, segundo alguns. A utilização de IA na resolução de problemas tem o potencial de reduzir custos nas próximas décadas, mas os sistemas enfrentam barreiras jurídicas, práticas e regulamentares significativas antes de poderem ser adotados em toda a frota global, foi o que ouviu na London International Shipping Week.
A IMO está discutindo um código para embarcações autônomas, mas é provável que a União Europeia seja mais rápida e legisle primeiro, levando a uma colcha de retalhos de regras nacionais, regionais e internacionais para essa tecnologia emergente.
O LISW23 foi concluído com um jantar de gala brilhante com a presença de 1.500 pessoas no Evolution London em Battersea Park – jantar que arrecadou fundos para quatro instituições de caridade marítimas oficiais do LISW23.