Máquinas móveis integradas a telemetria e IoT podem reduzir custos em até 35% na indústria de base


Levantamento realizado pela GaussFleet indica que monitoramento de máquinas traz ganhos em eficiência e sustentabilidade, contribuindo para as práticas ESG

A integração de máquinas móveis com telemetria avançada e Internet das Coisas (IoT) vem se consolidando como uma solução estratégica e eficaz para a indústria de base, proporcionando uma maneira eficiente de reduzir custos operacionais e otimizar processos logísticos e produtivos. Dados recentes da GaussFleet, maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para construtoras, operadores logísticos e siderúrgicas, indicam que a adoção dessas tecnologias pode gerar uma redução de até 35% nos custos operacionais das empresas do setor.

A telemetria, ao possibilitar o monitoramento em tempo real dos equipamentos, garante um controle preciso sobre seu desempenho e utilização, assegurando que as máquinas sejam utilizadas de maneira mais eficiente, evitando a superutilização e a necessidade de uma frota excessiva. O uso de IoT permite ainda uma gestão mais assertiva dos contratos e um dimensionamento de frota mais adequado à demanda real de operação, prevenindo falhas na alocação de recursos. 

“A integração de telemetria e IoT representa uma revolução na maneira como as operações são geridas. Estamos falando de um controle preciso e contínuo, que possibilita não apenas uma otimização dos processos, mas uma redução de custos significativa. Essas tecnologias promovem a transparência e permitem uma gestão mais ágil e responsiva. Isso faz toda a diferença quando estamos lidando com operações de grande escala, como nas indústrias de base e infra”, comenta Vinicius Callegari, cofundador da GaussFleet.
 

A plataforma da GaussFleet integra de forma intuitiva essas tecnologias, conectando máquinas, sistemas de gestão e dados operacionais em uma única interface. Isso oferece uma visualização clara e em tempo real de todas as operações, permitindo uma tomada de decisão rápida e embasada. 

“Além dos ganhos operacionais, os impactos positivos dessas soluções vão além da redução de custos. A otimização do consumo de recursos e o aumento da eficiência das operações também têm um papel essencial na sustentabilidade das empresas. Com a crescente exigência por práticas responsáveis, as tecnologias que adotam princípios de ESG (ambiental, social e governança) tornam-se um diferencial estratégico para qualquer empresa”, acrescenta Vinícius. 

À medida que a demanda por práticas mais eficientes e responsáveis aumenta, a telemetria e o IoT surgem como elementos-chave na transformação das operações no setor de base. “Empresas que adotam essas tecnologias reduzem seus custos operacionais e, principalmente, ganham competitividade, melhoram a performance e se posicionam como líderes na transformação digital do setor industrial”, completa.

Últimas Notícias

Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivos: Reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem...

Aura levanta R$ 1 bi em IPO

A Aura Minerals passou a ser negociada na bolsa de valores eletrônica Nasdaq, EUA. Durante a cerimônia simbólica do toque do sino, a empresa...

Basf e Equinor acordam fornecimento de gás natural por dez anos

A Basf e a Equinor assinaram um acordo estratégico de longo prazo para o fornecimento anual de até 23 terawatts-hora de gás natural ao...