Mar Vermelho: conflitos impactam o comércio global


Intensificados nas últimas semanas, os ataques a navios porta-contêineres no Estreito de Bab el-Mandeb, que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico, seguem preocupando governos e a cadeia de suprimentos. Até o momento, os navios Al-Jasrah da Hapag-Lloyd, MSC Palatium III da MSC, M/V Swan Atlantic da Inventor Chemical Tankers, MSC United VIII e Maersk Hangzhou foram atacados por mísseis e drones, com o mais recente ataque certeiro consumado em 31 de dezembro de 2023. O navio Maersk Gibraltar escapou por pouco de um ataque de míssil em 14 de dezembro.

Como resultado, grandes transportadoras como Hapag-Lloyd, MSC e Evergreen suspenderam operações pelo Mar Vermelho. A Maersk havia retomado o transporte pelo Mar Vermelho, mas anunciou outra pausa após o ataque mais recente a um de seus navios. A gigante de petróleo BP também suspendeu operações no Mar Vermelho. Para reduzir os riscos de viajar pelo Mar Vermelho, em 18 de dezembro uma coalizão formada pelos Estados Unidos, Reino Unido, Barein, Canadá, França, Itália, Holanda, Noruega, Espanha e Seychelles, denominada Operação Guardião da Prosperidade, foi lançada para proteger navios comerciais de ataques futuros e reduzir os impactos no comércio global. Outras nações que preferiram não ser identificadas também estão prestando assistência. Os EUA atiraram e afundaram três navios Houthi em resposta ao chamado de socorro do Maersk Hangzhou e, logo depois, o Irã enviou um navio de guerra para a área. Os ataques não estão cessando e há preocupações adicionais com a escalada devido à mobilização de um navio de guerra de um aliado Houthi.

Navios impactados pelo conflito

Os navios no Mar Vermelho têm que decidir se desejam prosseguir com o aumento do risco, desviar ao redor da África ou ancorar e esperar até que a passagem pelo estreito seja segura. A project44 estima que até 03 de janeiro de 2024 um total de 181 navios desviaram da passagem contornando a África. As previsões de ETA (horário estimado de chegada) da project44, baseadas em Inteligência Artificial, identificaram que a maioria dos navios desviados terá um aumento de sete a 20 dias no tempo de trânsito. Alguns dos navios que estão desviando aumentaram suas velocidades para ajudar a mitigar atrasos. Isso se traduz em um uso maior de combustível – logo, os preços do transporte marítimo podem aumentar.

Outros 26 navios optaram por deriva, ou seja, permanecer parados e tentar aguardar o fim do conflito. Embora a Operação Guardião da Prosperidade tenha sido lançada, esses navios estão adiando a passagem, sugerindo que as transportadoras não têm confiança na segurança do Mar Vermelho. Esses navios serão monitorados de perto à medida que tomem seus próximos passos. A project44 também observa que alguns navios anteriormente identificados como desviados estão voltando em direção ao Estreito, especialmente os navios operados pela Maersk, que brevemente retomaram as operações no Mar Vermelho. É provável que vejamos esses navios mudarem de direção após o ataque do fim de semana.

Abaixo, uma visualização do mapa com os 207 navios afetados em 03 de janeiro:

Nota: os pontos em azul escuro representam navios à deriva (em espera); os pontos em azul claro representam navios redirecionados.
Fonte: project44 – 03 de janeiro de 2024

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