Marco na produção de etanol e embarque da primeira barca da Steelanol

`

A LanzaTech Global, Inc., empresa de reciclagem de carbono que transforma carbono acima do solo em combustíveis, produtos químicos, materiais e proteínas sustentáveis, e a ArcelorMittal AS, empresa de siderurgia e mineração integrada, anunciaram que o etanol da principal instalação comercial da Steelanol da ArcelorMittal em Ghent, Bélgica, atingiu um marco de produção em que os volumes de etanol aumentaram para um nível significativo o suficiente para suportar o transporte em larga escala por barca. A LanzaTech assumiu o título da primeira remessa de barca no início deste mês, e o etanol está a caminho para ser purificado e vendido aos clientes CarbonSmart da LanzaTech, como a Coty. Essa conquista avança a estratégia conjunta da LanzaTech e da ArcelorMittal para desenvolver uma próspera cadeia de suprimentos europeia para etanol sustentável produzido na região.

A unidade Steelanol da ArcelorMittal está convertendo emissões industriais ricas em carbono de seu alto-forno em etanol de grau combustível usando a tecnologia líder de reciclagem de carbono desenvolvida pela LanzaTech. A produção de etanol começou em 2023, e a unidade é a primeira do gênero na indústria siderúrgica europeia. O etanol produzido pode ser vendido diretamente em mercados de combustível ou posteriormente purificado ou convertido para uso em uma ampla gama de produtos de consumo, como vestuário, cuidados pessoais e embalagens.

“Este marco de produção representa um passo importante para tratar as emissões industriais como matérias-primas — em vez de resíduos — para dar suporte lucrativo às cadeias de suprimentos europeias na criação de produtos do dia a dia”, disse a Dra. Jennifer Holmgren, presidente e CEO da LanzaTech. “Nossa missão na LanzaTech é capturar carbono para utilização repetidamente para que não precisemos continuar extraindo volumes significativos de carbono fóssil do solo. Junto com a ArcelorMittal, esperamos desenvolver essa conquista e expandir nossas operações juntos, à medida que continuamos a promover uma economia circular global duradoura.”

“Estamos entusiasmados por termos alcançado outro marco significativo em nossa jornada de descarbonização: o primeiro embarque de etanol por barcaça”, disse Manfred Van Vlierberghe, CEO da ArcelorMittal Belgium. “Esta conquista marca o próximo passo crucial após a bem-sucedida primeira produção industrial e comercial de etanol, possibilitada pela dedicação de nossa equipe e nossa forte parceria com a LanzaTech. Com iniciativas como a Steelanol, que converte gases ricos em carbono em etanol, e a Torero, que produz biocarvão a partir de resíduos de madeira, já estamos fazendo um progresso substancial na redução das emissões de CO 2  . No entanto, enfrentar os desafios climáticos requer uma abordagem holística, onde iniciativas de sustentabilidade como eficiência energética, CCUS e eletrificação desempenham papéis importantes ao lado da Steelanol. Juntos, estamos comprometidos com um roteiro claro para atingir a neutralidade climática até 2050.”

A planta Steelanol da ArcelorMittal tem capacidade para produzir 80 milhões de litros anualmente de etanol avançado, cerca de metade da demanda total atual na Bélgica. Ela espera reduzir as emissões de carbono da instalação em Ghent em 125.000 toneladas anualmente, avançando assim o Plano de Meta Climática da UE para 2030 para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até o final da década. Os parceiros do projeto incluem a Primetals Technologies e a E4tech (que desde então foi adquirida pela ERM), com o apoio da CINEA, a Agência Executiva Europeia do Clima, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Últimas Notícias

Armazenamento de energia na Espanha ganha um impulso de 700 milhões

A Comissão Europeia aprovou um novo regime de auxílios que permitirá à Espanha implantar o armazenamento de eletricidade em grande escala, tanto em hibridização com...

Shell investe no projeto Gato do Mato no pré-sal brasileiro

A Shell Brasil, subsidiária da Shell plc, tomou a Decisão Final de Investimento (FID) para o Gato do Mato, um projeto em águas profundas...

Sebrae Rio lança “Imersão ESG”

Capacitação visa ampliar boas práticas de gestão ambiental, social e de governança para aumentar a competitividade Reduzir impactos ambientais, agir com responsabilidade social e...