Match e Abes impulsiona transformação digital no Brasil


A Abes – Associação Brasileira das Empresas de Software, em parceria com a Match, celebra os resultados da colaboração iniciada em maio do ano passado, voltada a conectar fornecedores de tecnologia a potenciais contratantes. Essa iniciativa, que tem como objetivo promover a transformação digital no Brasil e fortalecer o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), conectou fornecedores a um mercado que alcançou um faturamento de R$ 707,7 bilhões em 2023, representando 6,5% do PIB nacional.

Os dados são do Estudo Mercado Brasileiro de Software 2024, realizado pela ABES em parceria com o IDC, que também posiciona o Brasil como o 10º maior mercado global de TIC e responsável por 30% do mercado na América Latina.

Desde o início da parceria, diversas ações estratégicas foram realizadas para fomentar a inovação e ampliar a competitividade do setor. Entre as iniciativas de maior impacto está a criação do Selo ABES Match, um reconhecimento exclusivo para fornecedores que atendem aos critérios de qualidade e inovação.

“Adicionalmente, foram conduzidas campanhas de comunicação que aumentaram a visibilidade dos sellers no mercado nacional e promoveram networking por meio de eventos como rodadas de negócios, webinars e eventos em colaboração”, explica Clara Savelli, coordenadora de projetos da Abes.

A parceria também resultou em pesquisas de mercado que ofereceram insights relevantes sobre o comportamento do ecossistema tecnológico.

“Atualmente, a Match conecta mais de 2.600 fornecedores de tecnologia, que vão desde startups até grandes empresas do setor, enquanto a ABES representa mais de 2.000 companhias de software e serviços de TI ativas. Juntas, as duas entidades acessam cerca de 10% das empresas de TIC do Brasil, abrangendo aproximadamente 500.000 profissionais do setor”, afirma Rose Ramos, CEO da Match.

Essa sinergia tem consolidado a parceria como um pilar estratégico para a transformação digital e o crescimento do mercado tecnológico. Além de promover conexões comerciais e fomentar a inovação, a iniciativa contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas participantes, alinhada ao avanço digital que impulsiona o setor de TI no país.

“Para 2025, estão previstas novas ações que incluem a expansão das campanhas e eventos conjuntos, novas pesquisas para mapear tendências e oportunidades no mercado e novas rodadas de negócio que incentivem as conexões. O compromisso de Match e ABES reforça a importância de iniciativas colaborativas para o desenvolvimento contínuo do ecossistema de tecnologia no Brasil”, finaliza Jamile.

Últimas Notícias

Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivos: Reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem...

Aura levanta R$ 1 bi em IPO

A Aura Minerals passou a ser negociada na bolsa de valores eletrônica Nasdaq, EUA. Durante a cerimônia simbólica do toque do sino, a empresa...

Basf e Equinor acordam fornecimento de gás natural por dez anos

A Basf e a Equinor assinaram um acordo estratégico de longo prazo para o fornecimento anual de até 23 terawatts-hora de gás natural ao...