Metaverso da Indústria inicia operações em São Caetano do Sul


Em agosto deste ano, em São Caetano do Sul/SP, a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a SPI Integração de Sistemas (SPI) anunciaram uma iniciativa ambiciosa e inédita no Brasil: o MetaIndústria, um projeto criado para aproximar empresas de processos, tecnologias e modelos de negócios da Indústria 4.0. Depois da inauguração da central de processamento em Brasília/DF e do laboratório na região Sul (em São Leopoldo/RS) e meses de preparação, chega a hora do início das operações do metaverso da indústria brasileira. No dia 30 de novembro, foi inaugurado na grande São Paulo, o MetaIndústria Lab Sudeste. 

Para poder criar o metaverso industrial no Brasil, ABDI e SPI uniram-se a mais de 30 organizações nacionais e multinacionais, acadêmicas e empresariais, para estabelecer um ecossistema de qualificação de pessoal, aperfeiçoamento do acesso de indústrias em desenvolvimento tanto a tecnologias quanto ferramentas de gestão, apresentação de novos modelos de negócios e conexão de empresas que precisam de apoio e entidades que possam prestar essa ajuda. 

Durante a inauguração, e ao longo do projeto, o MetaIndústria Lab Sudeste vai demonstrar as sete ( Factory 5.0, Process 5.0, Manufacturing 5.0, Teamwork 5.0, Logistic 5.0, Management 5.0, Network 5G)principais tecnologias da Indústria 4.0 de forma física e virtual, uma vez que ele tem um gêmeo digital por meio da solução Omniverse, da NVIDIA.

O MetaIndústria funciona em três pontas: a central de processamento fica em Brasília, no Data ABDI; e os dois laboratórios dedicados a testes de tecnologias, processos e equipamentos ficam localizados em São Leopoldo e São Caetano do Sul. O laboratório na grande São Paulo é o ponto-focal para a série de treinamentos e qualificações, pelos quais passarão todas as 100 empresas beneficiadas inicialmente pelo projeto. A iniciativa é gratuita e o objetivo maior é, além a criação de um ecossistema industrial mais fortalecido, a maior maturidade 4.0 das empresas envolvidas.

As empresas participantes do MetaIndústria serão inseridas num ambiente rico em trocas de conhecimentos sobre a Indústria 4.0 e as possibilidades tanto atuais quanto propostas por tecnologias inovadoras. Ao longo dos 24 meses, todo esse aprendizado será registrado e sistematizado para servir de inspiração e referência para outras indústrias fora dessa primeira fase. Compartilhar o aprendizado e o desempenho, aliás, é um dos elementos fundamentais para participação no MetaIndústria.

 Uma das etapas do MetaIndústria é uma preparação e consultoria de 3 dias, no laboratório de São Caetano do Sul. Cada participante fará um plano de ação que, por sua vez, será enviado ao Future Board, um grupo seleto de profissionais de grandes empresas nacionais e internacionais para avaliação e recomendações. Os integrantes são Nestlé, Braskem, São Martinho, Bio-Manguinhos, Petrobras, Dexco, Aché, GM, Boticário e Anglo América.

O ecossistema de apoio, serviços e conhecimento do projeto é formado por universidades como USP, FGV, INSPER, UFRGS, FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, FIAP e Unisinos. Entre as empresas, Ascenty, Beenoculus, Contric Modena, Cristina Designer, Dassault Systèmes, Dimensional, Edge, Eletronor, ESS, ESSS, F2IT, Item, Kuka, Labsoft, Lenovo, LTP, Micropower, MIR, N&DC, Nokia, Nokia Bell Labs, Nvidia, Omron, People & Strategy, Promon, Qualcomm Serviços de Telecomunicações ltda. (Qualcomm Brasil), Rittal, Rockwel Automation, RVC, Scheffer, Schunk, Sensor, Sevilla Engenharia, SGS, Sick, Sidi (Instituto de Ciência e Tecnologia), Siemens, Signify, Support, Td-Synnex, Universal Robots e Virtual Plant.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...