Mobile World Congress (MWC25) trouxe debate sobre IA, inovação e definição da indústria


O MWC25 Barcelona, ​​o maior evento de conectividade do mundo, recebeu 109.000 participantes durante uma semana de  lançamentos e colaborações que destacaram a tecnologia móvel avançada e a IA. 

Em diversos discursos nos palcos e cúpulas do MWC25, algumas das mentes mais influentes debateram o papel da tecnologia na redefinição da sociedade, dos negócios e da cultura, com suas oportunidades e desafios.

John Hoffman, CEO da GSMA Ltd. disse: ” O MWC é onde as indústrias se encontram, e o evento deste ano mostrou o quão rápido a tecnologia está remodelando o mundo ao nosso redor. De redes alimentadas por IA ao futuro da mobilidade inteligente, as discussões desta semana em Barcelona definirão o tom para o ano que vem. O que acontece no MWC não fica no MWC, ele desencadeia mudanças reais. Mal posso esperar para ver onde esse ímpeto nos levará, principalmente porque estamos indo para o MWC25 Xangai em junho deste ano. “

Os 109 mil participantes do evento de 205 países puderam ver a tecnologia de mais de 2.900 expositores e ouvir mais de 1.200 palestrantes.

Em paralelo, a Talent Arena, organizada pela Mobile World Capital Barcelona (MWCapital) na Fira Montjuïc,  recebeu mais de 20.000 participantes , sendo 53% profissionais seniores e 47% estudantes e jovens profissionais. 

Steve Wozniak, cofundador da Apple, conversou  numa Talent Arena  lotada com Athina Kanioura da PepsiCo e Stephen Hood da Mozilla. Wozniak abordou vários tópicos, desde a construção de tecnologia quando criança até a política de Elon Musk e a regulamentação da IA. 

Mats Granryd, Diretor Geral da GSMA, disse:  “Participei de todos os MWC desde os primeiros dias e, sendo este meu último como Diretor Geral, estou incrivelmente orgulhoso de como ele evoluiu. A indústria está embarcando em uma nova era, e sou profundamente grato por ter desempenhado um pequeno papel. Cada MWC se baseia no anterior, e este ano foi realmente inovador. Ao  entregar o bastão a Vivek Badrinath , sei que a GSMA está posicionada de forma única neste mundo cada vez mais complexo para reunir formuladores de políticas, startups e empresas para alimentar o discurso público-privado sobre os tópicos que importam. Tudo em um cenário de anúncios que movimentam o mercado e tecnologia de ponta inspirada – é realmente inegável.”

O MWC25 Barcelona é o primeiro de uma programação de eventos globais da GSMA para o ano que inclui o MWC25 Shanghai (18 a 20 de junho de 2025). A GSMA é uma organização global que unifica o ecossistema móvel para descobrir, desenvolver e entregar inovação para ambientes de negócios positivos e mudanças sociais. A GSMA atua em três grandes pilares: Conectividade para o Bem, Serviços e Soluções Industriais e Divulgação.

O Mobile World Congress é uma vitrine para ver o que vem por aí em celulares, laptops e tecnologia de consumo, com foco especial em inteligência artificial (IA) desta vez.

Um exemplo foi o anúncio da Deutsche Telekom da Alemanha que lançou um telefone com IA e o chatbot Perplexity; ele executará o “Magenta AI” que dará aos usuários acesso a um pacote de ferramentas de IA incluindo Perplexity Assistant, Google Cloud AI, ElevenLabs e Picsart. O assistente de IA atuará como um “mordomo virtual” que pode escrever e-mails, iniciar chamadas telefônicas, tocar música, resumir textos e adicionar eventos automaticamente a um calendário. 

A Google esteve em Barcelona testando dois novos recursos de IA que chegarão aos telefones Android em breve. Alguns celulares da exposição tinham um foco maior em fotografia de nível profissional, como os mais recentes da ZTE da China, da Xiaomi e da alemã Leica Camera – que oferece todas as distâncias focais com sua lente óptica Leica Summilux e dá aos usuários a opção de gravar vídeos em resolução 4K. 

A chinesa Lenovo revelou possíveis laptops com tecnologia de IA e o especial Yoga Solar PC, ainda em prova de conceito, um laptop com um painel solar embutido na capa que pode fornecer energia para até uma hora de transmissão de vídeo quando deixado sob luz solar direta por apenas 20 minutos. Ele também monitoraria a corrente e a voltagem do painel e ajustaria automaticamente as configurações para maximizar como o laptop pode economizar energia, independentemente da intensidade da luz em qualquer ambiente de trabalho. 

Nas discussões, os líderes do setor de telecomunicações e inteligência artificial (IA) argumentam que a consolidação é a melhor maneira de manter a indústria europeia competitiva. Marc Murtra, CEO e presidente da Telefónica da Espanha, pediu que as grandes empresas de telecomunicações tenham permissão para se consolidar e crescer para criar capacidade tecnológica, ou “a posição da Europa no mundo continuará a diminuir e não teremos capacidade de decidir nosso futuro de forma autônoma”.

O relatório Mario Draghi de 2024 sobre a competitividade europeia dizia que a União Europeia tem dezenas de operadoras de telecomunicações que atendem cerca de 450 milhões de pessoas, em comparação com apenas um punhado nos Estados Unidos e na China. Margherita Della Valle, CEO da Vodafone, disse que a Europa está “se tornando uma tomadora de tecnologia e não uma fabricante de tecnologia e corre o risco de ter que pedir às empresas de hiperescala que assumam o fardo do tráfego de telecomunicações no futuro se isso continuar. Acredito que precisa se tornar uma prioridade máxima na Europa encontrar mais oportunidades para criar escala.”

Últimas Notícias

Arábia Saudita e Indonésia aprofundam parceria

Sua Excelência Bandar Al-Khorayef, Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, está se preparando para visitar a Indonésia e todos os olhares...

Mapa Geológico da Bacia Alagoas amplia conhecimento sobre recursos minerais na região

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas, que reúne informações de seis...

Indústria química em queda livre

De acordo com o Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim-Fipe, os resultados do primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período...