A Modec, recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) do American Bureau of Shipping (ABS) para seu conceito inovador, “iTLP2-FOWT”, conhecido como “i-TLP™2”.
Este desenvolvimento faz parte do compromisso da Modec em contribuir para a transição energética, fornecendo
soluções inovadoras de turbinas eólicas offshore que fornecem eletricidade a um Baixo Custo Nivelado de Energia (LCOE).
Além da redução de CAPEX, o desenvolvimento do i-TLP™2 é guiado pelos seguintes princípios:
- Utilização de turbinas já disponíveis no mercado.
- Potência máxima de saída a partir de área limitada de parque eólico.
- Fornecimento rápido e em larga escala — rapidamente operacional.
- Instalação em qualquer fundo marinho.

Atualmente, turbinas eólicas offshore fixas no fundo do mar são normalmente instaladas em profundidades de até 50 metros. Acima dessa profundidade, turbinas eólicas offshore flutuantes, como as semissubmersíveis e as de longarina, têm sido utilizadas. No entanto, esses conceitos flutuantes envolvem ancoragem em catenária, o que exige que as turbinas suportem grandes movimentos induzidos por ondas e exijam uma área de cobertura maior para cada unidade.
Com seus recursos voltados para TLP, o i-TLP™2 minimiza os movimentos dos flutuadores e a pegada no fundo do mar. Ele incorpora melhorias significativas em relação à primeira geração do Modec TLP, permitindo rápida construção e integração de turbinas em locais terrestres, bem como manutenção intensiva das turbinas no local após a instalação.
“Nosso objetivo é fornecer uma solução que permita eletricidade acessível com baixas emissões de gases de efeito estufa”, disse Koichi Matsumiya, Diretor Técnico da Modec. “Optamos por não anunciar o projeto anterior do i-TLP1, apesar de seu menor custo nivelado de energia (LCOE) em comparação com semissubmersíveis e a primeira geração da Modec TLP, porque buscamos abordar todos os desafios conhecidos. Também nos esforçamos para enfrentar desafios desconhecidos com humildade para oferecer a melhor solução possível. Para tornar o conceito realidade, buscamos parceiros que nos ajudem a demonstrá-lo por meio de aplicações práticas.”
A Modec também está desenvolvendo um conceito inovador de plataforma de turbina eólica com fixação no fundo, projetada para instalação em profundidades de até 100 metros. Embora reconheça os desafios significativos que existem em comparação com o desenvolvimento do i-TLP™2, a Modec está comprometida em lidar com esses desafios com esforços humildes e diligentes. A empresa continuará a explorar soluções inovadoras para avançar ainda mais em seu conceito de plataforma fixa no fundo em águas profundas.

